Autofit Section
Vara da Infância do Rio acolhe filhos de ambulantes durante o Carnaval
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/02/2024 12:44

 

A 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) está acolhendo filhos de vendedores ambulantes que estão trabalhando nos desfiles do Carnaval 2024 no Sambódromo. O projeto é resultado de uma parceria da 1ª Vara da Infância com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.

Durante o período, um espaço kids está funcionando nas dependências da 1ª VIJI, que fica em área contínua à Passarela do Samba. Assistentes sociais e recreadores estão acolhendo e deixando as crianças em total segurança, enquanto seus pais trabalham. No espaço kids, as crianças recebem alimentação, participam de atividades recreativas e têm local para dormir e fazer higiene. Ao final da jornada de trabalho, os pais vão o local e levam seus filhos para casa.

Para a identificação dessas crianças, assistentes sociais do município realizaram levantamentos e cadastramentos nos dias dos ensaios técnicos das escolas de samba. E durante os desfiles, assistentes sociais circulam na região oferecendo o serviço gratuito. Na sexta-feira (9/2), 19 crianças ficaram abrigadas, número médio de acolhimentos previstos a cada noite de desfile.

O objetivo, de acordo com a juíza titular da 1ª VIJI, Lysia Mesquita, é oferecer um local de convivência para as crianças de até 11 anos enquanto seus pais trabalham nos desfiles ou nos blocos de carnaval da região, de forma a protegê-las para que não fiquem expostas durante a festa.

Também serão distribuídos kits escolares arrecadados pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Ao todo, serão entregues 20 mochilas, 20 estojos, 20 kits de lápis de cor, 20 kits de canetas hidrocor, 20 colas, 26 apontadores, 66 lápis, 37 borrachas, 20 cadernos com pauta, 20 cadernos de desenho e seis tesouras.

AB/FS