Autofit Section
Live com presidente do TJ e prefeito de Niterói firma parceria para promoção de cultura no Museu da Justiça da cidade
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/06/2021 15:11

 

 

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, durante a live

 

Perto da sua casa também tem um museu bacana aonde você pode ir em tempos em que não pode viajar devido à pandemia, não precisa ir até a Europa para visitar um bom museu.  A dica é da jornalista Ana Cláudia Guimarães, do O Globo, que entrevistou nesta quarta-feira (23/6) o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o prefeito de Niterói, Axel Grael, em uma live que marcou a reabertura do Museu da Justiça de Niterói. 

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o público já pode visitar a exposição gratuita Absurdos Insustentáveis – a Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente, que usa métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com resíduos tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. As obras ocultam as matérias-primas originais, fazendo com que o observador se surpreenda ao saber do que são feitas. 

“É um prazer e uma alegria muito grande essa reabertura. É uma contribuição do TJ para retomarmos nossas vidas, movimentar a cidade, as pessoas. A pandemia realmente foi uma tragédia que abalou a todos. Estamos em um momento de retomada da cidade, do estado. Precisamos ter atitudes que nos levem junto à população, que tragam a cultura para as pessoas terem uma vida melhor. A arte é o melhor instrumento para passarmos a alegria de viver, pensar em outras soluções, em outras coisas, tirar o foco da dor que tanto nos machuca. Precisamos seguir”, afirmou o presidente do TJ, destacando que estão sendo cumpridas todas as normas de segurança sanitária para a visitação. “As peças da exposição são sensacionais, já tive a oportunidade de ver”, contou. 

No encontro virtual, o desembargador, que participou de sua primeira sessão em Niterói 33 anos atrás, onde também atuou como juiz eleitoral, demonstrou seu carinho pela cidade, que avalia como “muito bem cuidada, bem tratada, um ótimo lugar para se viver”. O presidente do TJ contou ainda que o museu deve receber outras exposições em breve. “O Museu da Justiça é um centro de vida, de arte, precisa estar sempre em movimento, com exposições”, afirmou o presidente.  

O prefeito de Niterói destacou que a parceria com o Judiciário fluminense é de grande importância para o circuito cultural do município.  

“A principal coisa nova a celebrar hoje é o Museu da Justiça de Niterói. Agradeço ao desembargador por tomar esta iniciativa para que a cidade tenha mais este espaço cultural, que vai dar mais visibilidade, atenção a esta região do Centro, que é muito bonita. Aquele espaço realmente merecia ter esse tipo de abordagem, estar disponível à população. Até por ter sido ex-capital, temos equipamentos culturais, museus que estão disponíveis para a população de Niterói, que os visita como parte de seu cotidiano. Este espaço tão bonito, que está na ambiência da nossa Praça da República, com os demais prédios históricos, compondo essa paisagem. Está ligado também a todo o esforço que Niterói está empreendendo para a recuperação do seu Centro”, agradeceu Axel Grael, lembrando que a cidade se destaca em relação a ações na área ambiental, tema da exposição atual. 

“O Museu da Justiça é mais um opção segura para a pessoa tirar um pouco o foco desta pandemia que nos atinge. A arte abre nossa cabeça e dá paz ao nosso coração”, destacou a jornalista Ana Cláudia Guimarães, moradora entusiasta de Niterói.  

Serviço: 

Exposição Absurdos Insustentáveis – a Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente 

Abertura: Dia 23 de junho de 2021 

Horário: Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h 

Museu da Justiça de Niterói 

Praça da República, s/nº, Centro - Niterói - RJ 

Entrada Franca | Classificação indicativa: Livre 

A exposição segue em cartaz até o final de setembro 

 

SP/MB

Galeria de Imagens