Autofit Section
No dia do médico, Museu da Justiça inaugura exposição sobre pandemias e epidemias no Rio de Janeiro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/10/2021 14:46

No dia do médico, Museu da Justiça inaugura exposição sobre pandemias e epidemias no Rio de Janeiro 

  

Nesta segunda-feira (18/10), o Museu da Justiça reabre as suas portas para a visitação com a inauguração da exposição “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, a partir das 11h. A mostra rememora as principais epidemias que atingiram a Cidade do Rio de Janeiro ao longo de sua história até os dias atuais e propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes públicos, da sociedade e do Poder Judiciário no enfrentamento destes males. Imagens, notícias, canções e processos judiciais conduzem o visitante a épocas passadas e ajudam a compreender o atual momento em que a humanidade luta contra a pandemia da COVID-19, em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça. 

  

Programação Virtual 

No dia 20, quarta-feira, haverá a palestra "Van Gogh e a Justiça: Os Humanos e as Plantas", dentro do programa Humanitas, que a partir do romance “Diários de Vincent: impressões do estrangeiro”, tratará do tema da Justiça nos quadros e nas cartas de Van Gogh, ao abordar o modo como ele retrata trabalhadores e pessoas comuns. A relação de sua vida e de sua obra com as plantas também será desenvolvida, mostrando que não se trata apenas de representação estética, mas envolve também questões éticas e políticas bastante atuais. 

  

Na sexta-feira, dia 22, será realizado o novo encontro do Sarau do Museu, que irá celebrar a poesia de Carlos Henrique Costa, com o lançamento do seu novo livro “O homem sem relógio – sonetos dissonantes” (2021). Poeta, letrista, compositor, jornalista, bacharel em Letras pela UERJ e servidor do TJRJ, Henrique Costa é, além de sonetista experiente, uma das mais expressivas vozes líricas da mais recente poesia brasileira. 

  

Para saber como participar dos programas do Museu da Justiça, acesse: http://ccmj.tjrj.jus.br 

  

Serviço 

Mostra de Documentos Judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” 

A partir de 18 de outubro de 2021, de segunda a sexta, das 11 às 17h 

Museu da Justiça 

Rua Dom Manuel, 29, 2º andar - Centro, Rio de Janeiro/RJ 

Entrada Franca 

Realização: DGCOM | DECCO | Museu da Justiça