Autofit Section
CGJ promove evento para debater a questão dos povos indígenas no sistema de Justiça
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 05/12/2025 18h11

CGJ promove evento para debater a questão dos povos indígenas no sistema de Justiça

A violência contra povos indígenas aumentou 15% em 2024 no comparativo com 2023, de acordo com o estudo elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atua na defesa dos povos indígenas.

Nesse contexto, a Corregedoria Geral da Justiça promove, no próximo dia 12 de dezembro, das 15h às 17h30, de forma híbrida, o workshop “Povos Indígenas e os desafios da atuação no Sistema de Justiça”.

O encontro contará com a exibição do documentário “Ex-pajé”, que servirá como ponto de partida para o compartilhamento de experiências e reflexões sobre a interseção entre a cultura indígena e o sistema judiciário.

As palestras serão ministradas pelos psicólogos do TJRJ, Rafael Reis da Luz, da 2ª Vara da Infância, Juventude e Idoso, e Thárcilo Luiz Da Silva Hentzy, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. 

O evento é organizado pela Diretoria Geral de Apoio à Corregedoria Geral da Justiça (DGAPO), por meio da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), em conjunto com o Núcleo de Estudo e Aperfeiçoamento Interdisciplinar (NUEAPI).

Caminhada de Saberes

O workshop faz parte do itinerário formativo “Caminhada de saberes: povos indígenas e Justiça”, que teve início em novembro de 2025.

O projeto é um convite à ampliação do conhecimento e à vivência de experiências que aproximam os profissionais das equipes técnicas das realidades, saberes e perspectivas indígenas e o objetivo é fortalecer uma atuação técnica cada vez mais comprometida com os direitos humanos e a diversidade étnica e cultural.

 

DM/ASCOM