Autofit Section
16ª Câmara de Direito Privado homenageia desembargadora Maria Augusta Vaz
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 16/07/2025 19:29

 

A desembargadora Maria Augusta, na foto ao lado da desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy , do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e da desembargadora Márcia Succi, recebeu flores ao ser homenageada

Desembargadores, juízes, servidores, colaboradores e colegas homenagearam, nesta quarta-feira, dia 16 de julho, a desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, durante solenidade que marcou sua despedida da presidência da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A magistrada vai se aposentar do Poder Judiciário fluminense, 43 anos após tomar posse como juíza de Direito do TJRJ.

A cerimônia contou com as presenças do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; do diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto; do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ no biênio 2021-2022; da conselheira do CNJ e juíza do TJRJ, Renata Gil de Alcantara Videira; e do presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), desembargador Fábio Dutra; entre outros magistrados e juízes, que atuaram como juízes auxiliares da homenageada, nas ocasiões em que a desembargadora Maria Augusta exerceu os cargos de corregedora-geral da Justiça e 3ª vice-presidente do TJRJ.

Magistrados, servidores, colaboradores e amigos lotaram a sala de sessões da 16ª Câmara de Direito Privado e ouviram o discurso afetuoso e emocionado de agradecimento da desembargadora Maria Augusta

A desembargadora também foi homenageada pelos seus colegas de Câmara, desembargador Antonio Iloizio Barros Bastos e desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy e por servidores e colaboradores da 16ª Câmara.

“Chegou a hora de deixar vocês trabalhando, né? Vou guardar na lembrança os 43 anos maravilhosos que vivi nessa Casa. Muitas coisas, aqui aconteceram, tantas coisas eu vivi, que eu pude e que também não pude fazer. E, acima de tudo, é muito bom estar com todos vocês nessa homenagem. Meus juízes, meus serventuários, meus colegas, agora todos meus amigos, muito obrigado por tudo”, declarou, emocionada, a desembargadora Maria Augusta.

Para o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, a convivência com a desembargadora durante sua trajetória no Tribunal, resultou em muitos aprendizados.

“Todos sabem do apreço e carinho que tenho com a desembargadora Maria Augusta. Ela não apenas carrega o conhecimento, mas também, a sensibilidade do bom julgador. Com ela, aprendi que a arte de julgar também pode ser uma arte leve, apesar de estarmos resolvendo conflitos de interesse. Aprendi, também, o convívio alegre, amistoso, o respeito aos colegas, a forma de se respeitar, a forma gentil e educada de se comportar, que muitas vezes, é difícil. Muito obrigado, desembargadora Maria Augusta.”

O desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto também saudou a desembargadora, reconhecendo a importância do seu trabalho para o Judiciário fluminense.

“Essa homenagem é um reconhecimento de todos nós pelo trabalho e dedicação, pelo tempo que disponibilizou da sua vida em prol da magistratura do Estado do Rio de Janeiro”, disse o diretor-geral da Emerj.

O desembargador Antonio Iloizio Barros Bastos, que irá substituir a desembargadora Maria Augusta na presidência da 16ª Câmara, destacou a felicidade de ter convivido com a homenageada.

“Ao se despedir, após 43 anos de dedicação ao Tribunal, você vai nos deixar um legado, pela sua simpatia, educação, cortesia com a qual tratou os colegas. Esses últimos seis anos que convivemos na 16ª Câmara de Direito Privado foram intensos, o que torna isso especial ao nosso convívio. Aprendemos com sua elegância e seu rigor técnico. Vamos sentir saudades de você e do seu atuar”.

O desembargador Fábio Dutra complementou: “Foi uma alegria termos atuado juntos e tenho Vossa Excelência como referência. Tenho certeza de que todos os colegas que aqui estão também compartilham do mesmo pensamento”.

 

3ª Vice-Presidência promove confraternização 

Magistrados, servidores e colaboradores participaram da confraternização  em homenagem a desembargadora Maria Augusta. Da esquerda para direita: Lucia Maron; Marcelo El-Jaick, juíza Simone Lopes da Costa, juíza Regina Chuquer, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, 3º vice-presidente do TJRJ; desembargadora Maria Augusta Vaz, juíza Ana Lucia Vieira do Carmo, Sabrina Dias, Fernanda Steele, Marcelo, juíza Denise Capiberibe, Thaís Loyola, Ana Cristina Vilela, Mauro Kamarov, Viviam Batista, Aparecida Sayão e Silvia Kelly

E na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, a desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo recebeu nova homenagem, dessa vez na 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça. Em uma confraternização que contou com a presença de magistrados, servidores, assessores e colegas de trabalho, ela recebeu o carinho daqueles que fizeram parte de sua jornada enquanto 3ª vice-presidente do Tribunal, onde atuou durante o biênio 2017-2018. Na cerimônia, estiveram presentes o 3° Vice-Presidente do TJRJ, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes; as juízas auxiliares da 3ª Vice-Presidência, Ana Lucia Vieira do Carmo e Denise de Araújo Capiberibe; a juíza Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima e a juíza Simone Lopes da Costa.

JM/FS

Fotos/Felipe Cavalcanti