Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Corregedor terá encontro oficial com o Presidente da República
O Corregedor-Geral da Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Bernardo Garcez, se reunirá nesta sexta-feira (20/11) com o Presidente da República Jair Bolsonaro, em resposta ao convite feito pela Presidência da República através da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME), para que a Corregedoria integre o Comitê de Modernização de Ambiente e Negócios.
Além de contribuir com o Comitê no tema de Registro de Propriedades, a Corregedoria propôs que a Presidência da República, através da SEME, coordene a integração do Sistema Nacional de Registro Civil (SIRC) com sistemas do Ministério da Saúde para desenvolver e implantar a Declaração de Nascimento e Declaração de Óbito Eletrônicas (e-DNV / e-DO).
A Corregedoria entende que a DNV e DO eletrônicas são primordiais para impedir a falsificação desses documentos e, consequentemente, coibir o tráfico internacional de crianças e prevenir fraudes.
Além dos temas mencionados, o desembargador Garcez tratará de outros assuntos institucionais, de interesse da Corregedoria.