Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Desembargador Mauro Martins é o novo conselheiro do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) empossou como conselheiro o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Mauro Pereira Martins, em sessão solene realizada na última terça-feira (14/12), no plenário do Conselho.
Magistrados do TJRJ prestigiaram o novo conselheiro, na solenidade em Brasília. Entre os presentes, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Participaram da cerimônia os presidentes Luiz Fux, do CNJ; Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Henrique Figueira, do TJRJ; e Renata Gil, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o 2º vice-presidente do TJRJ, Marcus Basílio; os desembargadores Gabriel Zéfiro, Marcelo Buhatem e Ricardo Couto; e os juízes Anderson Paiva, Fábio Porto, Flávia Melo Balieiro, Marcello Rubioli, Mirela Erbisti e Rafael Estrela.
Mauro Martins
Mauro Martins foi escolhido pelo plenário do STF em 19 de agosto, quando recebeu sete votos para a vaga destinada a desembargador de Tribunal de Justiça. Após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em 30 de novembro, o Senado aprovou a indicação do magistrado por 56 votos. Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana.
Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1990, é mestre em Direito pela Universidade Estácio (2005). Foi defensor público do Rio de 1991 a 1993, quando ingressou na Magistratura.
Como juiz, atuou em juizado especial, varas cíveis, criminais e empresarial nas Comarcas da Capital, de Petrópolis, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Magé. Foi auxiliar da 3ª vice-presidência do TJ de 2006 a 2008 e de 2010 a 2011.
Promovido a desembargador em 2012, Martins integra a 19ª Câmara Cível. Ele coordenou a Comissão Estadual dos Juizados Especiais (Cojes) no biênio 2019/2020 e a Comissão de Articulação dos Juizados Especiais Cível e Criminal dos Grandes Eventos (Cejesp) de 2015 a 2019. Compôs o Conselho da Magistratura até a última semana.
Com informações da AMAERJ