Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Sérgio Cabral confirma viagens de helicóptero a Mangaratiba em audiência realizada nessa terça
Foi realizada na tarde dessa terça-feira, dia 21, audiência de Ação Popular que apura excessos no uso de helicóptero durante o mandato do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho. Em seu depoimento, por videoconferência, Sérgio Cabral confirmou ter feito diversas viagens a Mangaratiba utilizando a aeronave.
O ex-governador alegou que tinha recomendação do gabinete militar para viajar de helicóptero por questões de segurança e disse não se lembrar de autorizar viagens para outras pessoas. Sérgio Cabral afirmou ter sido o primeiro governador a aprovar um decreto para regularizar o uso de helicópteros, em agosto de 2013.
Além de Cabral, foram ouvidas quatro testemunhas. O subsecretário de Operações Aéreas, coronel Marcos Cezar Costa de Oliveira, disse que recebia as informações sobre destino e quantidade de passageiros da assessoria do ex-governador. O coronel declarou não se recordar do uso da aeronave para fins particulares.
Já o subsecretário militar da Casa Civil, coronel Fernando Messias Paraíso , contou que havia informações de ameaças contra Sergio Cabral e família. Além disso, o coronel acrescentou que um levantamento feito pela equipe de segurança, na época, concluiu que era mais econômico o uso da aeronave do que a comitiva de carro.
Foram ouvidos também, como testemunhas, dois pilotos de helicóptero que atuavam nas aeronaves que transportavam Sergio Cabral e a família. Um dos pilotos contou que, às vezes, eram utilizadas mais de uma aeronave em razão do número de pessoas ou diferença de horários de viagem da comitiva do ex-governador.
O depoimento da esposa de Sergio Cabral, Adriana Ancelmo, presa em Bangu, foi dispensado pelo autor da ação.
Os autos do processo seguem para a apreciação da prova pericial requerida pela parte autora, bem como pelo Ministério Público.
A ação de número 0256088-18.2013.19.0001 tem como autor o procurador aposentado Cosmo Ferreira. Sérgio Cabral está preso em Bangu 8, no Complexo de Gericinó.
Foto: Brunno Dantas /TJRJ
MG / JM