Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Fórum de Madureira converte 32 uniões em casamento comunitário
Trinta e duas famílias tiveram mais um motivo para sorrir na manhã desta quinta-feira (26/9). É que o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) promoveu a conversão de 32 uniões estáveis em casamento em evento que selou as vidas em comuns há tempos. O casamento comunitário aconteceu no Fórum Regional de Madureira. As audiências foram realizadas pelo juiz Alexandre José da Silva Barbosa, coordenador do Cejusc Madureira.
A ação teve por objetivo atender pessoas sem condições econômicas para arcar com despesas exigidas para esse fim, assegurando o direito de constituir família e oficializar a união matrimonial. “Vemos tantas desilusões e rompimentos no dia a dia, que é uma realização e alegria poder promover a união. Além disso, as pessoas saem daqui com a convicção e compromisso de constituir uma família”, destacou o juiz Alexandre José, na sala de audiência da 3ª Vara de Família.
Juntos há 26 anos, o casal Sura Bernardo e Davi dos Santos se casaram ao lado da filha Luma Pereira, que também casou com Thaiuã Vicente – sendo testemunhas uns dos outros. “Estar casando com minha mulher Sura e casando a minha filha ao mesmo tempo é uma alegria”, disse Davi. “Eu e Thaiuã estamos juntos desde a adolescência, moramos juntos e temos um bebê. Quando soube que meus pais iriam casar, nós decidimos oficializar a nossa união também”, afirmou Luma.
O casal Cosme Ricardo e Fernanda Teixeira oficializaram a união na audiência realizada pelo juiz Alexandre José da Silva Barbosa
Ao lado do marido Cosme Ricardo, a costureira Fernanda Teixeira conta que nem conseguiu dormir direito à noite. “Eu sou muito ansiosa e estava tão nervosa que nem consegui descansar. Estar casando é um sonho que eu nem sabia que tinha até chegar aqui hoje”, contou. “É um sonho para ela e para mim porque a Fernanda proporcionou uma mudança na minha vida. Ela me deu uma família, amor e amizade”, reconheceu Cosme.
Bem-humorado, o eletricista Jair Nascimento Neto relembrou quando conheceu sua amada Luciene Porfírio Nascimento. “Eu vi ela pela primeira vez numa festa e pensei ‘que moça bonita’, mas estava com quatro bacuris do lado. Quatro crianças juntas são muitos IPVAs para pagar, né? Mas descobri que só uma menina era dela, aí investi. Juntou meu menino e a filha dela e formamos a nossa família”.
O casal Lizandra Moreira Mateus e Milena Cristina Oliveira também oficializou o casamento. “Nós estamos juntas há dois anos e meio e tínhamos o desejo de casar desde que passamos a morar juntas. Quando soubemos que poderíamos oficializar isso, não perdemos a oportunidade” disse Milena.
KB/FS
Fotos: Kecila Barcelos