Amparando filhos

Autofit Section

O Projeto Amparando Filhos, um projeto piloto voltado, inicialmente, para mulheres encarceradas, grávidas e mães de crianças na Primeira Infância.   

O projeto visa minimizar os efeitos danosos do encarceramento em suas múltiplas dimensões, possibilitar medidas de proteção sociojurídicas a mulheres em cumprimento de pena privativa de liberdade, garantir o direito a convivência familiar e comunitária da criança com sua mãe e de sua família e comunidade. Para tanto, vem sendo realizada a articulação com a Rede Atendimento, dos serviços ofertados pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, para o suporte às famílias extensas dessas mulheres que, em alguns casos, ficam responsáveis pela educação de seus filhos.   

Outra ação do Projeto é a organização da Semana do Bebê, envolvendo órgãos públicos, como a SEAP, MP, DP, Universidades e ONGs, na promoção desse evento com foco na temática do encarceramento e Direitos Humanos, com palestras ministradas por especialistas, visando à sensibilização dos funcionários do Sistema prisional e do público em geral, bem como oficinas direcionadas às mulheres, mães de crianças na Primeira Infância e grávidas, das Unidades Femininas.