Autofit Section
Dia do Trabalho: a potencialização do meio digital em prol da Justiça
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 30/04/2021 09:05

Primeiro de maio de 2021. Há um ano publicávamos no Portal do Conhecimento o texto comemorativo pela data intitulado Dia do trabalho: uma reflexão a partir da pandemia do Coronavírus , em que se tratava da importância do trabalho em nossas vidas, para além da necessidade de garantir nosso sustento. 

Naquele momento, ainda não era possível antever nossa capacidade de nos adaptarmos rapidamente às significativas mudanças que se fizeram posteriormente em nosso cotidiano laboral, ocasionadas pela adoção do trabalho remoto de uma forma ágil e efetiva, traduzidas nos resultados alcançados pelo TJRJ nesse período. Agora, com a experiência e o entendimento que somente o tempo é capaz de nos proporcionar, começamos a vislumbrar o impacto do trabalho remoto. 

Não sabemos por quanto tempo ainda conviveremos com a combinação de formas de trabalho remoto e presencial (independentemente da forma que cada instituição vier a exercer suas atividades no fim da pandemia, presencial, híbrida ou remota, é possível que trabalhadores precisem interagir, interna ou externamente, com formas remotas de trabalho), nem qual o impacto disso em nossas relações. 

Como nos lembra Kramer e Faria1, muitas vezes os trabalhadores podem ser afetados por fenômenos ou situações que emergem das relações interpessoais e da interação entre indivíduos e organizações, destacando que “[...] a relação com o outro abarca as interações afetivas que ocorrem na organização e supõe o estabelecimento de algum tipo de vínculo entre os participantes, pois, se os indivíduos convivem e interagem na organização, é válido supor que eles também se vinculam entre si e com a organização”. 

Devido à importância e centralidade do trabalho na vida humana, sempre que fomos impactados de forma significativa por grandes crises, sejam sanitárias, econômicas ou conflitos, o trabalho sofreu relevantes transformações. 

Atento às transformações tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) firmou, em março de 2021, o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos, ocasião em que ministro Luiz Fux declarou: “O Programa Justiça 4.0 nada mais é do que a potencialização do meio digital em prol da Justiça”2. 

Neste 1º de maio de 2021, parabéns a todos nós trabalhadores que estamos enfrentando com bravura o desafio de realizar nosso trabalho em tempos difíceis.

 Referências: 

1. KRAMER, Gustavo Garcez; FARIA, José Henrique de. “Vínculos organizacionais”. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 41, nº 1, pp. 83-104, Fev. 2007. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122007000100006&lng=en&nrm=iso>.

2. Disponível em Presidentes do STF e do TJRJ lançam Programa Justiça 4.0 no Judiciário fluminense

HA/WBL

Galeria de Imagens