Autofit Section
CONHEÇA O JUDICIÁRIO DE FORMA LÚDICA: VENHA JOGAR!
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 12/04/2021 13:34

 

Estão disponíveis no Portal do Conhecimento, no Espaço Colaborativo e Multimídias, dois jogos voltados para o público infantojuvenil. Com o objetivo de estabelecer canais de comunicação e diálogo com a sociedade civil, esses jogos se propõem a promover o conhecimento sobre a história da Justiça e o funcionamento do Poder Judiciário.

Além de diversão, visto que uma das características que perpassa todo tipo de jogo é o entretenimento, ambos os jogos também saciam a natural curiosidade relacionada a “como se faz justiça no Brasil” (expressão utilizada pelo público em geral). Afinal, quem não tem interesse em conhecer como acontece um julgamento? Em saber as razões que permitem algumas pessoas a nos acusar de algo e outras a nos defender? Como é decidido o que deve ser feito quando duas pessoas discordam no entendimento de suas obrigações e direitos?  Quem detém a palavra final em um conflito? O que significam todos aqueles símbolos e rituais presentes em um tribunal?

Na ideia sobre justiça que permeia o imaginário de todos nós, estão presentes valores essenciais à nossa humanidade, tais como liberdade, igualdade, fraternidade, dignidade, equidade, honestidade, moralidade e segurança 1. Assim sendo, como não ter o desejo de adentrar esse universo que reconhecemos como tão relevante e ao mesmo tempo enigmático?

A proposta tanto do Jogo da Memória quanto a do Quiz é a de convidar o público infantojuvenil a entrar nesse universo que pode parecer inacessível e, de forma lúdica, abrir as portas para um mundo de saberes de fundamental importância para a vida em sociedade.

Antes de iniciar os jogos, é necessário ter contato com o conhecimento que será utilizado para enfrentar os desafios apresentados.  No jogo da memória, é realizada uma visita virtual ao Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário, por meio de três vídeos:  Conhecendo o CCMJ e o APJ-Rio,  Conhecendo o Salão Histórico do I Tribunal do Júri e Conhecendo o Tribunal Pleno. Já no Quiz o jogador é previamente apresentado aos principais conceitos, funções e papeis exercidos no Poder Judiciário e após esse contato inicial ele começa a jogar.

Quer experimentar e conhecer o Judiciário de forma lúdica? VAMOS  JOGAR!

Referências:

1.CAVALIERI FILHO, Sergio. “Direito, Justiça e Sociedade”. Revista da EMERJ, v. 5, nº 18, 2002.

 

HA/WBL

Galeria de Imagens