Autofit Section
Jogos, Vídeos e Comunidade de Práticas: conheçam o novo ambiente do Portal do Conhecimento.
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 09/02/2021 13:59

O projeto estratégico “Ambientes de Colaboração Virtual no Portal do Conhecimento” alcançou seu término. Como uma de suas consequências, já está disponível um ambiente onde poderão ser acessados jogos educativos para o público infanto-juvenil, comunidades de práticas e vídeos. Essas ações foram desenvolvidas com foco em incentivar a comunicação interna e com a sociedade civil, assim como valorizar a informação como mecanismo de efetividade jurisdicional.

JOGOS

Ao reconhecer a importância da disseminação de conhecimento sobre o papel do Poder Judiciário junto à sociedade, e acreditando que as crianças e os jovens, além de representarem o futuro, também são influenciadores em suas famílias, foram desenvolvidos dois tipos de jogos capazes de proporcionar conhecimento a esse público acerca de como o Judiciário atua, sendo um no formato de um quiz[1] e o outro um jogo da memória.

O quiz tem como objetivo principal elucidar dúvidas básicas sobre a função e estrutura do Poder Judiciário, ao passo que o jogo da memória tem como referência uma visita virtual e/ou presencial (quando possível) ao Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário. O propósito de uso coordenado dos jogos é fazer com que o público infanto-juvenil conheça um pouco da história do Poder Judiciário, por meio de esclarecimentos sobre seus principais símbolos, assim como sobre o espaço arquitetônico do Museu da Justiça, e também tornar tangíveis os conceitos apresentados no jogo do tipo quiz, já que os dois jogos pretendem ser complementares.

COMUNIDADES DE PRÁTICAS

Espaço destinado à publicação de resultados alcançados por meio da formação de comunidades de práticas (CoP). Cabe lembrar que em CoPs “[...] as pessoas compartilham conhecimento, trocam experiências, levam seus problemas e encontram soluções[2]

Quanto ao seu primeiro momento, foi publicado o relato da contribuição da CoP -Sistema GRP (Government Resource Planing), fruto de uma parceria entre o Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento (DEGEP) e a Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento/ Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DGCOM/DECCO). Teve como objetivo superar o desafio de se cadastrar 27 projetos estratégicos no novo sistema, com o envolvimento de mais de 50 usuários, em um prazo de 3 meses, algo efetivado em um período de pandemia. A ferramenta utilizada para toda interação foi o Teams, aplicativo do Office 365, da Microsoft.

Durante o período de realização da CoP, foram postadas 434 dúvidas e 424 respostas, em uma média de 23 trocas de mensagens diárias, que geraram relevantes alterações no sistema, realizadas pela consultoria contratada (Grupo Thema/Pólis), a fim de atender às necessidades dos usuários. Tudo isso resultou do compartilhamento de dúvidas e do esforço conjunto para alcançar as soluções necessárias.

VÍDEOS

Os vídeos podem ser acessados no canal do YouTube do TJRJ e incentivam à comunicação com a sociedade civil, por meio da divulgação de conteúdos que, mesmo que de forma indireta, venham a contribuir com a missão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Inicialmente, podem ser assistidos tutoriais dos sistemas de consulta disponibilizados no Portal do Conhecimento, como o da “Pesquisa Selecionada” e dos “Precedentes”.

Vale conhecer o novo Ambiente Colaborativo no Portal do Conhecimento!

HA/WBL

 

[1] Plataforma para a avaliação de conhecimentos sobre um determinado assunto.

[2] TERRA, José Claudio C. Comunidade de prática: conceitos, resultados e métodos de gestão.

 

Galeria de Imagens