Autofit Section
PORTAL DO CONHECIMENTO: um balanço de 2020
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 30/12/2020 17:50

Chegamos ao final de 2020 e o caminho dessa vez não foi nada fácil, o que nos motiva ainda mais para, como de praxe, realizarmos um balanço de nossas realizações.

Muito se fala sobre a imensidão de informações que nos assola diariamente e o desafio para encontrar o que precisamos com a qualidade e velocidade que a vida nos impõe, em especial em um momento tão insólito como estamos vivendo.

À vista disso, a equipe do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO), da Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM), diariamente atualiza o Portal do Conhecimento, buscando fazer com que seja uma ferramenta de apoio na construção e compartilhamento do conhecimento, base fundamental para a atividade jurisdicional. Nele estão reunidos jurisprudência, legislação, doutrina e memória institucional, com o objetivo de apoiar o processo de tomada de decisões judiciais e administrativas e estreitar a comunicação com a sociedade civil. Seu acesso acontece de forma rápida e responsiva e está disponível também para visualização em dispositivos móveis.

Nesse ano que se finda, foram realizados cerca de 5 milhões de acessos no período entre janeiro de novembro de 2020, resultado da produção e disponibilização de conteúdo de interesse não só da comunidade jurídica, como também do público em geral. Estes conteúdos referem-se à 9.572 peças processuais e ementas, 3.702 ações coletivas, 193 comunicados sobre calendário de feriados locais e suspensão de prazos, 401 sentenças e 134 ações de inconstitucionalidade, sendo 112 do TJRJ e 22 do STF. Exclusivo ao assunto COVID-19, apuradas 621 normas, 531 ações coletivas e publicadas 10 edições do “Boletim Especial Covid-19”. Na seção “Em Destaque” foram veiculadas 186 matérias, entre notícias e textos dedicados aos mais diversos temas. Em “Publicações” veiculados 219 “Boletins SEDIF”, 72 monografias, 3 cartilhas e uma edição da Revista Jurídica.

Logo no início de 2021 será disponibilizado um Espaço Colaborativo, a fim de propiciar um ambiente virtual dinâmico para criação, retenção e compartilhamento de conhecimento. Nele será possível compartilhar Boas Práticas, assistir a vídeos que tenham relação com a missão do Tribunal de Justiça do Rio e nos aproximar das futuras gerações por meio de jogos sobre como o Poder Judiciário atua.

Apesar dos desafios enfrentados, 2020 foi um ano de realizações para todos nós e aguardamos 2021 com força e disposição. 

 

HA/CHC