Autofit Section
TJRJ adere campanha Janeiro Roxo da Sociedade Brasileira de Dermatologia na prevenção da hanseníase
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 19/01/2023 20:21

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aderiu à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) denominada de Janeiro Roxo.

A hanseníase é uma doença considerada negligenciada em sua prevenção e tratamento. Assim sendo, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do início do tratamento logo após a descoberta; de informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública; e de combater o preconceito em relação aos portadores da doença, que sofrem com o isolamento, a segregação e a perspectiva que afeta somente locais mais carentes e sem saneamento básico.

A SBD destaca que a hanseníase possui formas contagiosas, que são chamadas multibacilares, e não contagiosas, conhecidas como paucibacilares. A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer. Mas há um ponto importante: ao iniciar o tratamento, esse paciente não transmite mais a doença.

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro.

Para saber mais sobre a campanha acesse: JANEIRO ROXO