Autofit Section
Dezembro Laranja: prevenção e diagnóstico na luta contra o câncer de pele
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 02/12/2022 12:25

Com o mote “Não espere até sentir na pele”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), inicia sua campanha Dezembro Laranja 2022, contra o câncer de pele. Os objetivos principais da campanha são alertar à população para a prevenção e seu diagnóstico precoce.

A cada ano no Brasil, 185 mil pessoas são diagnosticadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que corresponde por 33% de todos os diagnósticos da doença em nosso país. Apesar do tipo mais frequente ser o não melanoma, de baixa letalidade, ele precisa ser acompanhado e tratado por um dermatologista. É preciso lembrar que existe o melanoma, que é o tipo mais agressivo, mas quase sempre curável quando diagnosticado em seu estágio inicial. Assim sendo, as duas armas com as quais contamos é a prevenção e o diagnóstico precoce.

As melhores formas de prevenção são evitar a exposição excessiva ao sol, em especial entre 9 e 16 horas, e usar filtro solar, blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, óculos de sol e optar pela sombra.

No que se refere ao diagnóstico precoce, é essencial estar atento ao que acontece com a sua pele, prestando atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam, pois podem indicar o câncer de pele. Além disso, também é importante consultar um dermatologista ao menos uma vez no ano para um exame completo.

A SBD, neste ano de 2022, voltou com os atendimentos presenciais durante a campanha, bastando que você acesse o site SBD, realize uma busca usando o CEP da sua residência, localize o centro cadastrado mais próximo e, no dia 3 de dezembro, ir realizar o seu atendimento.

Afinal "NÃO ESPERE ATÉ SENTIR NA PELE"!

HA/WL

Referências:

Brasil, Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dezembro Laranja. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/. Acessado em: 29 nov. 2022.

Galeria de Imagens