Autofit Section
CCMJ promove debate virtual sobre enfrentamento à violência doméstica
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/07/2020 15:19

O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário segue com sua programação virtual durante as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19. Mas mesmo com as visitas presenciais suspensas, o CCMJ aposta na riqueza do seu arquivo e no seu papel institucional de fomento ao debate e à cultura para contar e refletir sobre a história do Judiciário, do Rio e do país através de recursos digitais.

O programa “Conversas: reflexões e ações no enfrentamento à violência” irá debater questões da atualidade de maneira didática, num espaço criado para fomentar o debate, e a reflexão e a sensibilização das pessoas. As reuniões serão feitas pelo aplicativo Teams e podem ser acessadas após a inscrição pelo e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br.

O primeiro programa será sobre violência doméstica, tema que precisa ser enfrentado com urgência e clareza. O encontro realizado na próxima quinta-feira (16/07), das 17h às 18h30min. A introdução que levará ao debate será feita por Teresa, que vai contar a história de sua relação com o marido Pedro. Com ajuda da tecnologia, a apresentação irá compartilhar o espaço da intimidade de um relacionamento, refletindo sobre infância, sonhos, experiência e o lugar da mulher no casamento. A mediação será feita pelas psicóloga Maria Augusta Fischer.

No último domingo (05/07), estreou a série CCMJ-DOC, uma série elaborada a partir de documentos sobre a Justiça no Brasil. O episódio de estreia “Direito e Justiça no Brasil” aborda a criação e o desenvolvimento do Direito e Organização Judiciária no país no período colonial, no Império e na República. O filme apresenta as leis e instituições instituídas no país contextualizando com os períodos históricos de suas criações. O vídeo está disponível gratuitamente na página do Tribunal de Justiça do Rio no YouTube.

No canal do TJRJ na plataforma, também é possível fazer uma visita virtual ao Antigo Palácio da Justiça. Em três episódios, que exploram os espaços do prédio como o Salão Histórico do I Tribunal do Júri e o Tribunal Pleno, o visitante conhece um pouco mais sobre a história arquitetônica, museológica e cultural do local. 

Também estão disponíveis no YouTube as aulas do curso livre de pintura do projeto "Fazendo Arte por Toda Parte". Os vídeos são publicados na página da artista plástica Isabela Francisco, que é a orientadora do programa. São duas aulas por semanas, nas quais os alunos são incentivados a usar suas habilidades e explorar sua criatividade para expressar seus sentimentos e contar suas histórias a partir da arte. 

A agenda cultural completa do CCMJ pode ser encontrada no site ccmj.tjrj.jus.br

JGP/FS