Autofit Section
Ministros do STJ e presidente Milton Fernandes recebem cerca de 100 jovens de projeto social
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/09/2018 12:19

O Tribunal de Justiça do Rio recebeu, na última sexta, dia 21, um grupo de cerca de 100 crianças e adolescentes do projeto Lutando por Vidas, que busca afastar jovens que vivem em comunidades da Zona Oeste, dominadas pelo tráfico e pelo crime, dando a eles oportunidades nas áreas de esporte, artes e educação.

“Iniciativas como esta geram nas nossas crianças grande expectativa de dias melhores. Queremos direcionar para um caminho melhor, de sucesso, longe do tráfico e das drogas. A ascensão social pode ser também pelo estudo, com perseverança e dedicação”, afirmou o responsável pelo projeto, Jorge Turco.

Pelo Lutando por Vidas já passaram jovens como Júlio Cardoso, de 27 anos, que foi pai aos 19 anos, quando conheceu o projeto, e se tornou campeão carioca de kickboxe, luta em que é faixa preta . “É muito gratificante estar aqui. Não conhecia o tribunal, é a primeira vez que venho. Essas crianças vão ter uma visão totalmente diferente da Justiça. Elas só veem o que passa na TV”, disse.

Participaram do “Um dia com o Presidente” os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Belizze; o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região André Ricardo Cruz Fontes, o desembargador Marcus Henrique Basílio; os juízes auxiliares da Presidência Marcelo Oliveira e Marcelo Rubiolli; o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Rafael Estrela, além do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão, filho do falecido desembargador do TJRJ de mesmo nome, que foi homenageado no encontro e que hoje completa dez anos de falecimento.

O juiz Marcelo Rubioli considera de grande relevância parcerias como esta. “É o que se espera de um órgão público: parceria com a sociedade, incentivo à infância e exemplo de bem e de luz”, afirmou.

Mais de cinco mil menores já foram atendidos pelo projeto, que abrange ainda iniciativas ligadas a detentos e egressos do sistema penitenciário fluminense, por meio de parcerias com outras iniciativas.

Moradora da Região dos Lagos, a autônoma Edjane Silva esteve no TJRJ com o grupo, levando seus filhos Lorena, de apenas sete meses, e Leonardo, de 14 anos, para entregar pessoalmente ao presidente do TJ trabalhos artesanais feitos por seu marido, Livaldo Silva. O marido cumpre pena há sete anos por tráfico e roubo. “Isso mostra que é possível ter uma segunda oportunidade, que há outra chance”, destacou. O ministro Luís Felipe Salomão também recebeu um trabalho feito pelo Livaldo, uma sala de julgamento do tribunal confeccionado com materiais recicláveis.

SP/PC

Fotos: Luis Henrique Vicent/TJRJ

Galeria de Imagens