Autofit Section
Jornalismo com Cidadania: jornalista é homenageada por matérias sobre adoção
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/09/2018 14:16

 

Uma homenagem para as boas reportagens. Assim o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Milton Fernandes de Souza, definiu o evento Jornalismo com Cidadania , que teve hoje sua 2ª edição homenageando a jornalista Sofia Cerqueira, autora de duas reportagens sobre o trabalho de adoção feito pelo Tribunal de Justiça que foram capa da revista Veja Rio. “A imprensa é muito importante para a sociedade. Matérias como essa mostram uma realidade e que há saídas”, afirmou o presidente do TJ.

O desembargador destacou ainda o impacto positivo das matérias na sociedade e no próprio Judiciário. “Você talvez não tenha ideia da repercussão e da importância que isso tem. Como o jornalismo faz diferença! ”, enfatizou.

No encontro, o presidente citou o Tratado de Gratidão, de São Tomás de Aquino, que analisa os três níveis de gratidão, em que cada país, fazendo uso de sua língua, agradece em um dos três níveis.

“Quando dizemos 'thank you' ou 'zu danken', expressamos o reconhecimento pelo favor que recebemos. Este nível está diretamente ligado ao nosso intelectual, pois precisamos pensar e ponderar para então reconhecer determinado feito. A falta de reconhecimento implica a suprema ingratidão, uma vez que não houve nem mesmo o grau mais simples da gratidão. Na maior parte das outras línguas se agradece no nível intermediário. Ao falar 'merci' em francês, 'gracias' em espanhol ou 'grazie' em italiano, estamos dando uma graça por aquilo que recebemos e, neste sentido, estamos sendo gratos. Já a formulação portuguesa 'obrigado' é a única que expressa o nível mais profundo de gratidão. Quando agradecemos, queremos dizer 'fico obrigado perante vós', então estamos nos vinculando, nos comprometendo a retribuir um favor. Percebemos aqui a singularidade e a beleza do agradecimento de nossa língua", explicou. 

Sofia Cerqueira afirmou que espera que, com as matérias, tenha conseguido traduzir um pouco do sentimento envolvido nos temas tratados. “Uma das grandes vantagens de ser jornalista é ter acesso a pessoas e histórias incríveis”, afirmou. Para ela, poder mostrar casos como os apresentados nas reportagens para a sociedade é inspirador. “Que bom que teve esse alcance positivo!”, comemorou a repórter.

“A importância de prêmios como este num momento de crise e oportunidades na comunicação demonstra uma agilidade e uma preocupação da atual gestão do Tribunal de Justiça. A homenagem a Sofia Cerqueira e à revista Veja Rio é muito importante para o jornalismo nacional. Todos nós nos sentimos homenageados pelo exemplo das histórias colhidas pela repórter que teve a sensibilidade de retratar situações graves da nossa sociedade com muito carinho e fraternidade ao próximo”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista e escritor Domingos Meirelles.

Compareceram também à cerimônia a presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; o juiz auxiliar da Presidência Marcelo Rubioli; a diretora do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), Rosilea Di Masi Palheiro, e o diretor da Diretoria Geral de Logística (DGLOG), Francisco Budal.

O Jornalismo com Cidadania pretende reconhecer mensalmente a melhor reportagem do Estado do Rio voltada para temas de cidadania e de responsabilidade social, assim como os personagens e instituições revelados nas matérias. O objetivo é criar uma espécie de “confraria do bem”, estimulando e reconhecendo reportagens que abordem projetos sociais e atividades comunitárias de relevância, visando ao bem-estar da sociedade fluminense.

SP/SF

Galeria de Imagens