Autofit Section
Comitiva de Singapura visita o Tribunal de Justiça do Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/09/2018 14:44

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu nesta sexta-feira, dia 14, a visita de uma delegação de Singapura. O juiz distrital Eugene Teo e o diretor Mark Khng estão no Brasil para estudar o sistema judiciário nacional. Eles foram recebidos pelo segundo vice-presidente do TJ do Rio, desembargador Celso Ferreira Filho. O representante da Escola Nacional da Magistratura (ENM), juiz Marcelo Piragibe, também participou do encontro.

Eles conversaram sobre a composição e o funcionamento da Justiça fluminense, a Constituição Nacional, processos civis e criminais, e o uso da tecnologia no Poder Judiciário brasileiro.

O desembargador Celso Ferreira Filho destacou o rápido desenvolvimento econômico e educacional de Singapura, um dos principais mercados asiáticos, ao exaltar a oportunidade de conhecer as normas de um país em crescimento. De acordo com Eugene Teo, a posição geográfica de Singapura, próximo a países de riquezas naturais abundantes, o crescimento de investimentos no porto local e a confiança de investidores por causa de rígidas cláusulas são alguns dos fatores que contribuíram para essa evolução.

“Essa interação é muito salutar, afinal nenhum país apenas cria seus modelos de Justiça. Os ordenamentos são sempre adaptações e inspirações com base em outros modelos e formas de Justiça de outras culturas. É um momento especial para a Justiça fluminense poder conhecer como funciona o Judiciário de outro país“, avaliou o magistrado.

Há dois dias no Brasil e admirado com o povo e as belezas naturais, Mark Khng ficou surpreso ao saber que as audiências do Supremo Tribunal Federal (STF) são televisionadas e também destacou o desafio de superar as desigualdades sociais como forma de garantir o acesso à Justiça. Ele agradeceu a experiência e fez um convite aos integrantes do TJRJ.

“Foi muito proveitoso. Esse tipo de encontro é muito válido para trocar experiências e conhecer novas culturas. A viagem é longa, mas espero que um dia também possam nos visitar lá. Seria uma honra”, disse.

JGP/PC

Foto: Luis Henrique Vicent/TJRJ

Galeria de Imagens