Autofit Section
“Música no Palácio” em Niterói apresentará Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/06/2018 18:56

A série de concertos de câmara “Música no Palácio” promovida pelo Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), em parceria com a Escola de Música da UFRJ, apresentará nesta quarta-feira, dia 20, às 18h, o Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny. Promovido pela Agenda do CCMJ, o concerto será realizado no Salão Histórico do Tribunal Pleno, no Antigo Palácio da Justiça de Niterói, na Praça da República, s/nº, Centro. O programa é gratuito e as senhas serão distribuídas às 17h30min.

O dueto formado pelas instrumentistas estreou com grande sucesso na edição do ano passado do Festival Mimo, em Paraty, oferecendo ao público um repertório de altíssima qualidade, com peças originais em arranjos inéditos. O duo explora os silêncios, texturas, formas, estilos e timbres de obras da pioneira Chiquinha Gonzaga, da primeira-dama do samba, Ivone Lara, da própria Elodie e de autores eruditos e populares, como Radamés Gnattali, Toru Takemitsu, Franz Schubert, Moacir Santos e Astor Piazzolla. O encontro da flautista Andrea (Orquestra Sinfônica Nacional-UFF, Abstrai Ensemble, Trio 3-63, Banda Ouro Negro, Pife Muderno) e da violonista Elodie (Camerata de Violões, orquestradora em parceria com Yamandu Costa e produtora) evidencia suas afinidades estéticas, forjadas pelas melhores escolas francesas.

Andrea Ernest Dias é flautista da Orquestra Sinfônica Nacional–UFF e dos grupos Trio 3-63, Abstrai Ensemble, Banda Ouro Negro, Carlos Malta & Pife Muderno, Banda de Câmara Anacleto de Medeiros, Quarteto Rapsódico e Quinteto Pixinguinha. Apresentou-se em importantes salas de concerto como Carnegie Hall e Lincoln Center, em Nova York; Forbidden Hall, em Pequim; Cité de la Musique, em Paris; Centre National de Musique, em Marselha; Theatro Municipal e Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro; Sala São Paulo; Palácio das Artes, em Belo Horizonte; Theatro da Paz, em Belém, e Teatro Amazonas, em Manaus, entre muitas outras. Como solista, produziu e lançou os CDs Muacy (Sambatown, 2014), Choros Amorosos (Fina Flor, 2010), Em torno de Villa-Lobos (Fina Flor, 2010), Trio 3-63 (Sambatown, 2009) e Andrea Ernest Dias - flauta e Tomás Improta - piano (Biscoito Fino, 2005). Doutora em flauta pela Universidade Federal da Bahia, é autora do livro “Moacir Santos ou os Caminhos de um Músico Brasileiro” e idealizadora e diretora artística do Festival Moacir Santos.

A violonista e compositora Elodie Bouny é nascida em Caracas, mas cresceu em Paris, onde percorreu estudos clássicos voltados para o violão erudito, no Conservatório de Boulogne. Aperfeiçoou-se com Pablo Márquez no Conservatório de Estrasburgo, abrindo seu campo de trabalho, em especial para a música antiga e a improvisação. No Rio de Janeiro, integrou a Camerata de Violões e obteve o título de mestre em Educação Musical pela Escola de Música da UFRJ, onde é doutoranda em composição. Em parceria com Yamandu Costa orquestrou diversas peças – suíte Passeios, para violão de sete cordas, acordeom e orquestra; concerto Fronteira, para violão de sete cordas e orquestra, entre outras – que foram tocadas em salas prestigiosas (Salle Pleyel, em Paris; Teatro São Pedro, em Porto Alegre; Teatro Cine Odeon, em Cuiabá; Rotkäppchen Sektkellerei, em Leipzig; La Philharmonie, de Paris) sob a regência de Antônio Borges-Cunha, Leandro Carvalho, Kristjan Jarvi e Alondra de La Parra. Em 2013 lançou o livro Violonista de Formação Erudita e Violonista de Formação Popular: investigando as diferenças na formação musical. Seu primeiro CD solo, Terra Adentro (A Casa Produções, 2011), é dedicado a repertório latino-americano e tem produção artística de Yamandu Costa.

Promovido pelo CCMJ, o “Música no Palácio” estreou em 2011 no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Em 2012, a Escola de Música da UFRJ passou a ser a responsável pela curadoria artística do programa. Desde 2015, o maestro e professor Marcelo Jardim, diretor artístico da Escola de Música, passou a assinar a curadoria. A série privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais, abrigando uma das mais ativas programações de música erudita do Rio. Em 2017, o Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) inaugurou o programa no Antigo Palácio de Niterói (APJ-Niterói).

Serviço:

20/06, 18h – “MÚSICA NO PALÁCIO” – Concertos de Câmara

Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny - Andrea Ernest Dias (flauta) e Elodie Bouny (violão)

Repertório: Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara, Franz Schubert, Toru Takemitsu, Astor Piazzolla, Elodie Bouny, Moacir Santos, Paulo Jobim e Marco Pereira

Tribunal Pleno, Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ-Niterói)

Praça da República, s/nº - Centro, Niterói RJ / Telefones: 55 21 3002-4284 / 3002-4285

Entrada Franca / Distribuição de senhas: 17h30min

 

Fonte: CCMJ