Autofit Section
CCMJ apresenta exposição “Da Resistência à Liberdade - O protagonismo do escravo”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/06/2018 17:11

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) inaugura “Da Resistência à Liberdade – O protagonismo do escravo”, mostra de documentos judiciais com ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos. Os originais expostos registram algumas das formas de resistência a sua condição. Passados 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a exposição propõe a reflexão sobre o papel do escravo na luta pela superação. A abertura será no próximo dia 14, quinta-feira, às 18h, na sala 305 do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel, 29, Centro. E poderá ser vista de segunda a sexta, das 11h às 17h, até 13 de julho, com entrada franca.

Na pequena sala do vitral rosa, localizada no terceiro piso do APJ-Rio, o visitante conhecerá documentos originas - restaurados - e também digitalizados, na tela do computador, com acesso pela internet. A camélia branca, símbolo do movimento abolicionista no Brasil, está presente nos painéis expositivos, como também nos versos de Caetano Veloso e Gilberto Gil que ilustram o cartaz: “Somos assim, capoeiras das ruas do Rio / Será sem fim o sofrer do povo do Brasil? / Nele, em mim, vive o refrão / As camélias da Segunda Abolição. Virão.”

Na capa de um dos processos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, comprova-se como os escravos eram tratados como objetos. Com base na Lei do Ventre Livre, o escravo Pedro requereu em 1881 que fosse arbitrado seu valor para que ele comprasse sua carta de alforria. Só chorou um pouco, alegando que tinha idade avançada.

Um documento de 1886, de um processo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, lista os nomes de dez escravos de Valença (RJ), que conseguiram decisão favorável numa disputa pela liberdade com os herdeiros da antiga proprietária. Eles alegaram ter recebido o direito, a ser usufruído após a morte da sinhazinha. Os herdeiros tentaram usurpar o direito dos escravos.

A equipe do Serviço de Acervo Textual Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA), do CCMJ assina a idealização, curadoria, restauração e digitalização dos documentos expostos. Estiveram envolvidos na realização da mostra todos os serviços do CCMJ – SEIVI (Identidade Visual), SEGRA (Gráfica), SEAMI (Museológico), SEAGC (Agenda Cultural), cada qual responsável por sua respectiva área de competência: criação da identidade visual, impressão, montagem e produção.

A direção do CCMJ estimula atividades como essa, em que todos os serviços do Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário estão envolvidos reunindo suas diversas competências para atingir um mesmo objetivo. Para Sílvia Monte, diretora do CCMJ, é importante que pequenas mostras como esta estejam sempre presentes, propondo reflexão e conhecimento a partir do acervo documental do CCMJ.

Serviço

CCMJ apresenta “Da Resistência à Liberdade - O protagonismo do escravo” – Mostra de documentos judiciais. Abertura: 14/6, às 18h, quinta-feira / Visitação: de 15/06 a 13/07, de segunda a sexta, das 11h às 17h. ENTRADA FRANCA. Antigo Palácio da Justiça (APJ-Rio), sala 305, Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro –RJ / Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368