Autofit Section
CCMJ recebe atração internacional Duo Alexander-Soares dia 19
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/06/2018 16:55

A série de concertos de câmara “Música no Palácio” promovida pelo Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), em parceria com a Escola de Música da UFRJ, apresentará na terça-feira, dia 19 de junho, às 19h, o premiado e internacional Duo Alexander-Soares. O concerto será na Sala Multiuso, no térreo do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel, 29, Centro. O concerto é gratuito e as senhas serão distribuídas às 18h30min.

O duo James Alexander (violino) e Luciana Soares (piano) traz no repertório as vertentes da música moderna de seus países (Estados Unidos e Brasil), bem como obras tradicionais para violino e piano. Residente na Nicholls State University, no estado da Louisiana, EUA, o duo foi formado em 2005, e se apresenta em casas de concerto nacionais e internacionais, incluindo o Kennedy Center Millennium Stage, em Washington, D.C., a Universidade de Chichester (Inglaterra), o Landeskonservatorium, na Áustria e na Sala Cecilia Meireles.

James Alexander, violinista norte-americano, segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Atualmente, lidera o programa de cordas na Nicholls State University, que ensina violino, viola e música de câmera. Após receber o diploma Concert Recital (Premier Prix) da Guildhall School of Music na Inglaterra e atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista na Europa, Alexander retornou aos Estados Unidos como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University, por nove anos. É diretor da série Pelican State de música de câmera e entre 2013 e 2016 integrou o quadro de professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

Luciana Soares, pianista goiana, premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista em salas de concertos dos dois países. Atualmente é professora de música na Nicholls State University, nos Estados Unidos, única Universidade Estadual de Louisiana com a denominação All-Steinway School. Além de lecionar e tocar uma variedade de repertórios, do barroco ao contemporâneo, a pianista se dedica à música brasileira com a apresentação de palestras e recitais em universidades, séries de concerto e conferências nos Estados Unidos. Seu CD solo, Brasileira: Piano Music by Brazilian Women, foi lançado pelo selo Centaur Records. Luciana Soares colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e foi nomeada Artista Steinway em 2012.

A série “Música no Palácio” tem curadoria do professor Marcelo Jardim, diretor artístico da Escola de Música da UFRJ desde 2015. O programa privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais, abrigando uma das mais ativas programações de música erudita da cidade.

Serviço:

19/06, 19h – “MÚSICA NO PALÁCIO” – Concertos de Câmara

Duo Alexander-Soares - James Alexander (violino) e Luciana Soares(piano)

Repertório: Franz Schubert, David Oistrakh, Heitor Villa-Lobos, M. Camargo Guarnieri, João de Souza Lima, Alexandre Levy e Karol Szymanowski.

Sala Multiuso, Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ)

Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio)

Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro -RJ

Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

Entrada Franca / Distribuição de senhas: 18h30min