Autofit Section
Ativismo Judicial é destaque da 4ª edição da Revista Magistratus
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/05/2018 15:53
Publicação traz entrevista com ministro do STJ

Já está disponível a versão eletrônica da 4ª edição da Revista Magistratus, a revista institucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Na reportagem de capa, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva analisa as possibilidades e limites do ativismo judicial e alerta sobre um possível protagonismo exacerbado do Judiciário. Emitem opiniões ainda sobre o assunto as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal; e a ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Como entrevistado, o destaque desta edição é o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, que pondera acerca do ativismo e do papel do Judiciário, fala sobre “judicialização da vida”, sobre o Código de Processo Civil, o juiz do novo milênio e a importância das escolas de magistratura.

Com relação à mediação, a 4ª edição da Revista Magistratus conta com a participação do ministro do STJ João Otávio de Noronha, que avalia ser a prática uma questão de mudança comportamental. Sobre as eleições de 2018, o juiz Mauro Nicolau Junior, coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro, assina o artigo “Democracia brasileira, a Justiça Eleitoral e a esperança no porvir”.

O procurador de Justiça do Paraná Rodrigo Chemim e autor do livro “Mãos Limpas e Lava Jato” fala sobre as duas operações de combate à corrupção. A revista traz ainda reportagens sobre a nova Biblioteca do TJRJ/EMERJ, que homenageia o processualista José Carlos Barbosa Moreira; sobre direitos humanos dos indígenas; e sobre a questão das mães detentas, dentre outras matérias.

Clique aqui para acessar a versão digital da 4ª edição da Revista Magistratus e leia tudo na íntegra

 Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ