Autofit Section
Violência contra a Mulher: Núcleo Psicoterapêutico é inaugurado na Praça XI
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 07/11/2022 18:33

Uma parceria desenvolvida entre a Prefeitura do Rio e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) deu origem a mais uma ferramenta de combate à violência contra a mulher. Foi inaugurado no último dia 1º o Núcleo Psicoterapêutico Chiquinha Gonzaga (Neap), localizado na Praça XI, voltado para mulheres em situação de violência.  Participaram da inauguração do espaço a coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), desembargadora Suely Magalhães; o prefeito Eduardo Paes e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, entre outros.  

Esse é o primeiro serviço público de atendimento continuado em psicoterapia para mulheres em situação de violência do país. Para acessar a unidade, a vítima deve ser encaminhada por um dos órgãos que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Rio de Janeiro.  

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), na cidade do Rio, a violência psicológica foi a segunda mais registrada entre os tipos de violência doméstica, em 2020, com 30,1% das queixas, ficando atrás apenas da violência física, com 34,4%. 

O Neap funciona de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 9h às 16h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio. 

Serviço 

Neap Chiquinha Gonzaga
Rua Benedito Hipólito nº 125, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 16h
E-mail: neapchiquinhagonzaga@gmail.com