Autofit Section
TJRJ convoca interessados para Semana Nacional de Conciliação, em novembro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/09/2022 15:46
Poderão participar pessoas ou instituições que já possuem ou não processo

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participa, entre os dias 7 e 11 de novembro, da XVII Semana Nacional da Conciliação. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. A conciliação é um serviço judiciário que está disponível para toda a população, todos os dias. 


As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores. 


Caso a pessoa interessada ou instituição queira incluir seu processo na Semana Nacional da Conciliação, procure o TJRJ até o dia 14/10 (sexta-feira). Mande um e-mail para snc@tjrj.jus.br para requerer a conciliação / mediação em processos que estão em tramitação. 

 

Em situações em que ainda não exista processo, é possível fazer uma mediação/conciliação pré-processual. Para participar, envie um e-mail para snc.preprocessual@tjrj.jus.br. 

 

FB/MB