Autofit Section
Museu da Justiça participa das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/09/2022 15:01

Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, o Museu da Justiça lança, no próximo dia 5 de setembro, o Catálogo Virtual de Processos da Nobreza. Inicialmente, foram tratados processos de agraciados com títulos de duques, marqueses e condes, além de membros da casa imperial.

Fruto das atividades de conservação e pesquisa de processos judiciais que envolvem personagens que desempenharam papel de destaque na história social brasileira pós-independência, o instrumento de pesquisa reúne informações biográficas de membros da família imperial e de detentores de títulos nobiliárquicos.

O projeto, de iniciativa do Museu da Justiça, unidade responsável pela preservação da memória do TJRJ, ainda será objeto de futuras ampliações, conforme avançarem as pesquisas e o tratamento técnico de outros itens já identificados.

Ainda dentro das celebrações, no dia 9 de setembro (sexta-feira), o Museu da Justiça promove, em parceria com o programa Música no Museu, uma apresentação comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil. O evento fará parte de concertos irão acontecer no Rio de Janeiro, em colaboração com o Conselho de Minerva, em cidades de Portugal (Porto, Lisboa e Extremoz). O Salão Nobre do Museu da Justiça irá receber os músicos Harold Emert, no oboé, Aleida Schweitzer, ao piano e Cosme Silveira, no fagote. No programa, obras do compositor Sigismund von Neukomm.

Clique neste link para fazer download do Catálogo de Processos da Nobreza e saber mais sobre a programação do Museu da Justiça

Serviço

Música no Museu: Comemoração dos 200 Anos da Independência

9 de setembro, sexta-feira, às 12h30

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel, nº 29, 3° andar, Sala Nobre - Centro, Rio de Janeiro

Retirada gratuita de senha na recepção, 30 minutos antes do evento

Entrada franca

Classificação indicativa: livre