Autofit Section
TJRJ inaugura retratos dos desembargadores Celso Ferreira Filho e Paulo de Tarso Neves na Galeria da 2ª Vice-Presidência
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/08/2022 17:43

Foram inaugurados nesta quarta-feira (17/8) os retratos dos desembargadores Celso Ferreira Filho e Paulo de Tarso Neves na Galeria de Retratos da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A galeria fica no 2º andar da Lâmina IV do Fórum Central. 

Emocionado, o desembargador Celso Ferreira, segundo vice-presidente no biênio 2017-2018, exaltou a ampliação da competência do cargo e afirmou que as mudanças inauguram um novo tempo, trazendo luz ao exercício da função. 

"O cargo de segundo vice-presidente, com a função do juízo de admissibilidade, é um garimpo dos fatos, e os fatos é que fazem o Direito. Vejo a minha filha presente aqui nesta homenagem e digo a ela para guardar todas as lembranças. Essa homenagem ficará na minha memória como um momento muito feliz", disse.

O desembargador Paulo de Tarso, que ocupou o cargo no biênio 2019-2020, dividiu a homenagem com os servidores e funcionários de seu gabinete. Ele recordou os desafios da paralisação das atividades judiciais em razão da pandemia de Covid-19 e do trabalho para retomar, com eficiência, os serviços atribuídos à 2ª Vice-Presidência. 

"Eu ganhei a confiança dos meus pares e do Tribunal para ocupar esse cargo, e sem o auxílio do pessoal do meu gabinete não conseguiria fazer esse trabalho. Minha gestão foi no auge da pandemia, com processos acumulados e represados, e todo o trabalho do gabinete e da Divisão de Distribuição foram fundamentais para retomar a atividade", agradeceu.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o TJ tem o compromisso de homenagear seus ídolos, e as galerias não só são uma forma de respeitar a história dos magistrados que compuseram os quadros da casa, como também um memorial que dá saudades e traz boas lembranças.

"Hoje recebemos mais dois retratos de pessoas que dignificaram a nossa instituição e a magistratura. São dois desembargadores que são grandes julgadores e exerceram seus cargos com sapiência. Aqui é a história do Tribunal de Justiça sendo escrita", exaltou o presidente.

Atual segundo vice-presidente, o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio confessou que, assim que entrou pela primeira vez no corredor da galeria, parou para ver os retratos daqueles que o antecederam e dignificaram o posto. Ele parabenizou os homenageados pelas carreiras e disse que não seria possível implementar as mudanças feitas pela atual gestão caso os antecessores não tivessem feito um grande trabalho. 

"Essa inauguração não é um protocolo, é o reconhecimento do trabalho, da competência e da dedicação dos desembargadores Celso Ferreira Filho e Paulo de Tarso Neves como segundo vice-presidentes e como magistrados da nossa casa", completou. 

JGP/MB

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ