Autofit Section
Museu da Justiça promove debate e seminário para tratar da violência contra a mulher
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/08/2022 15:21

No mês em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos e da realização da 21ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Museu da Justiça promove na próxima terça-feira (25/8) o evento “Não é Amor — histórias e debates sobre questões de gênero”.

Na ocasião haverá a exibição de trechos do documentário “Não é amor, nunca foi amor”, roteirizado e editado pela Globonews, baseado em duas reportagens especiais do programa Fantástico, da TV Globo. A jornalista Mônica Marques, uma das convidadas para o debate, dividirá histórias e experiências que vivenciou enquanto acompanhou o mutirão de audiências no Fórum da Leopoldina. A produtora da TV Globo esteve ao lado das vítimas de violência, ouvindo relatos e testemunhos de diferentes casos de agressão.

Completando a roda de conversa participam as juízas Renata Medina e Juliana Cardoso, que integraram o mutirão ao lado de outras 12 juízas.

Seminário vai debater violência doméstica

Na quinta-feira (25/8), acontecerá o “1° Seminário Violência Doméstica”, realizado em parceria com a OAB-RJ e a CAARJ - Caixa de assistência dos advogados.

Entre os palestrantes do seminário estão o desembargador Wagner Cinelli, autor da obra “Metendo a colher “; a juíza Adriana Ramos de Melo, referência na defesa dos direitos dos vulneráveis, das mulheres, da identidade de gênero; a advogada e idealizadora do projeto “Superando a violência doméstica”, Dra. Marilha Boldt; e a psicóloga e terapeuta sistêmica, Valéria Nascimento.

Estarão presentes no evento o Presidente da OAB-RJ- Luciano Bandeira; a Vice-presidente Ana Tereza Basílio; a Presidente da CAARJ Marisa Gaudio; Cristiane Machado, atriz, jornalista e ativista da mulher e enfrentamento à violência doméstica; e Isabela Francisco, curadora da exposição “Presenças invisíveis “.

Segundo a OAB a cada dia aumenta o número de agressões a mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade. Só em 2021, foram 3.878 feminicídios. Somente no primeiro semestre de 2022, houveram, por hora, 7 acionamentos por violência doméstica ao 190, totalizando 34.000 ocorrências, de acordo com a polícia militar.

SERVIÇOS

Não é Amor — histórias e debates sobre questões de gênero

23 de agosto, terça-feira, às 18h.

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel, 29, térreo, Sala Multiuso - Centro, Rio de Janeiro

60 lugares, sujeito a lotação

Retirada gratuita de senha na recepção, 30min antes do evento

Entrada franca

Classificação indicativa: 14 anos

1° Seminário Violência Doméstica

25 de agosto, quinta-feira, das 9h às 12h.

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel, 29, 2º andar, Salão Histórico do I Primeiro Tribunal do Júri

120 lugares, sujeito a lotação

Entrada franca

Classificação indicativa: 14 anos

Fonte: Museu da Justiça