Autofit Section
Métodos autocompositivos: reunião entre Juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 01/03/2023 15:00

As políticas que serão desenvolvidas ao longo do biênio 2023/2024 foram apresentadas, nesta terça-feira (28), aos juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC’s).

O encontro, conduzido pelo desembargador César Felipe Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), contou também com a presença das juízas Fernanda Xavier de Brito, auxiliar da Presidência, e Rose Marie Pimentel Martins, auxiliar da Corregedoria.

 

 

A reunião, realizada de forma híbrida, na sala do Divisão de Apoio e Assessoramento Técnico aos Órgãos Colegiados Administrativos (DICOL), tratou da reorganização do Nupemec, com áreas divididas em coordenadorias. Entre os novos projetos está a criação de CEJUSC’s específicos para inadimplência, superendividamento e área da saúde, além de conflitos ambientais e mediação escolar e comunitária. O primeiro projeto de mediação escolar será em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

O desembargador César Cury ressaltou a importância do apoio da alta administração do Tribunal para os novos projetos: “Na última gestão avançamos muito em termos de estruturação do Nupemec, de formação de magistrados e de mediadores; e a atual administração será igual ou ainda mais avançada que a anterior. O desembargador Ricardo Cardozo, presidente do Tribunal, é muito aberto aos métodos autocompositivos e à tecnologia, duas áreas importantes para nós. Não temos apenas o compromisso, mas ações reais da atual administração.”

Leia também Programa de Aprimoramento para Mediadores realiza primeira atividade do ano.

 

Fotos Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna