Desembargador Antonio Izaías recebe o título de Cidadão Honorário de São João de Meriti

O Desembargador Antônio Izaías recebe o título das mãos do assessor legislativo Anilson da Silva.

 

O desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu, membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária, recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 24, o título de Cidadão Honorário Marinheiro João Cândido, concedido pela Câmara Municipal de São João de Meriti. A homenagem foi entregue por Anilson da Silva Neto, representante do vereador Paulo Sérgio Henrique de Aguiar ¿ autor do projeto, na sala da própria Comissão, localizada nas dependências do Museu da Justiça - 3º andar do Antigo Palácio da Justiça.

"A honra do título está na Casa que a oferece, e não na que a recebe", afirmou o desembargador, que disse, também, estar muito feliz com a homenagem e com a generosidade do povo meritiense. Ele agradeceu a todos que lhe deram, de forma espontânea e afável, o referido título.

Sobre o personagem que dá nome ao título honorífico, destacou o desembargador homenageado que a "Revolta da Chibata" foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, que teve início no dia 22 de novembro de 1910. Naquela época, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos e as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas. Tal situação gerou uma imensa revolta entre os marinheiros, sendo João Cândido o líder da revolta. Ele ficou também conhecido como o "Almirante Negro".