Alunos de Vila Kennedy se encantam com o Antigo Palácio da Justiça

A educadora Blanca Dian, do Museu da Justiça, apresenta o Antigo Palácio da Justiça aos alunos. Alunos sentam nas cadeiras do Tribunal do Júri: a turma de Vila Kennedy se encantou com o museu.


"Hoje sento nesta cadeira como estudante, mas um dia quero estar nela como juiz". O sonho do jovem Jonathan da Silva Oliveira pode ser realizado um dia. E certamente nesta terça-feira, dia 21, o rapaz de 17 anos ganhou um estímulo a mais ao entrar no Antigo Palácio da Justiça, local onde também funciona o Museu da Justiça. Jonathan e mais 30 alunos da Escola Municipal Juarez Antunes, de Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, participaram de uma visita guiada monitorada pela educadora Blanca Dian, que trabalha no Museu.

O passeio durou cerca de uma hora e os estudantes conheceram o hall de entrada, o Salão dos Passos Perdidos e o Tribunal do Júri, local preferido da turma. Sentados nas cadeiras onde antes estiveram magistrados, jurados, advogados e réus, os alunos se impressionaram com a beleza do antigo plenário. "Eu sempre achei que um museu fosse cheio de coisas velhas, antigas. Me enganei. Aqui, tudo é muito bonito e bem cuidado", afirma Gabriela do Nascimento Costa, da sétima série. Ao lado dos colegas, ela esteve também no 3º andar e conheceu o Salão Nobre, o Salão dos Espelhos (onde está a exposição Direito Ambiental) e o Tribunal Pleno.

A visita dos alunos ao Antigo Palácio fez parte de um roteiro por prédios históricos do Centro do Rio. Uma experiência inesquecível, segundo Ana Márcia da Conceição, professora de português. "Moramos numa área carente. Por isso, precisamos sair da sala de aula e mostrar essa realidade aos alunos. Para eles, essa visita é uma aula de história, de português, de geografia, de diversas disciplinas", assinalou.

As visitas mediadas e a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário" integram atividades desenvolvidas pelo Museu da Justiça/DEGEM, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.