Memória Institucional
- Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Institucional
- Museu da Justiça
- Memória Institucional
Memória Institucional
- Museu Judiciário: Um Projeto Pioneiro
- A Primeira Exposição do Museu da Justiça
- Os Cursos sobre História do Direito
- Exposição "Projeto Memória do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro"
- I Seminário de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário
- Os Concursos de Monografias
- O Rio continua índio
- Exposição de Bens Culturais do PJERJ
- Exposição fotográfica da restauração do Salão do Tribunal do Júri do antigo Palácio da Justiça
Memória Institucional
A trajetória histórica do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que tem por missão resgatar, preservar, divulgar e promover acesso à memória do Judiciário fluminense, principiou com sua inauguração em 23 de agosto de 1988, no prédio histórico que abrigou o Museu Real e o Arquivo Nacional, localizado na Praça da República, nº 26.
Começou, então, uma bem-sucedida jornada de produção e difusão de conhecimento histórico. Foram realizados cursos, seminários, simpósios, exposições, pesquisas, concursos de monografias, entrevistas com personalidades do mundo jurídico, publicações e visitas mediadas por educadores em seus espaços de preservação histórica. Além disso, adotaram-se avançadas técnicas no tratamento de seu acervo documental e museológico.
Atualmente sediado no antigo Palácio da Justiça da Rua Dom Manuel, a instituição procura manter-se afinada com uma visão moderna de instituição museal, articulando, de forma equilibrada, suas três funções essenciais, que são a preservação, a pesquisa e a difusão do conhecimento, desenvolvendo uma série de atividades integradas.
São momentos marcantes dessa história, construída por magistrados e funcionários preocupados com a memória do Judiciário fluminense, que se pretende retratar neste espaço.
O Museu da Justiça funciona dentro do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29 - Centro.
Foto - Jean Pinto