Museu da Justiça retorna às visitas guiadas nestas terça e quarta ao Antigo Palácio da Justiça

 

Cartaz  - Visitas guiadas ao Museu da Justiça



O Museu da Justiça do Rio informa que retornam ao horário normal, nestas terça e quarta-feiras, dias 26 e 27, as suas tradicionais visitas guiadas onde são mostradas a beleza arquitetônica e aspectos históricos do Antigo Palácio da Justiça. Nestas datas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer também a recém-inaugurada exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", que por meio de textos, imagens e documentos, fala de fatos ocorridos no Brasil, desde o final do século XVIII. Os eventos têm entrada gratuita.

As visitas guiadas duram cerca de 60 minutos e são feitas por educadores do Museu nos seguintes horários: às 14h (nas terças) e às 11h e 14h (nas quartas). Já a mostra, que foi inaugurada no último dia 19 e estará aberta ao público até dezembro, funciona de segunda a sexta, das 11h às 17h, no belo Salão dos Espelhos, localizado no 3º andar do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29 - Centro. O visitante terá acesso ainda a vídeos e documentários acerca do tema ambiental que estão disponíveis na Sala da Câmara Isolada, que fica também no 3º andar do antigo prédio. A mostra está substituindo parte da exposição "Projeto Memória do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro".

A visitação começa pelo "hall" de entrada do antigo prédio e percorre vários ambientes: o Salão Nobre, o majestoso Salão dos Espelhos - onde se encontra a exposição sobre Direito Ambiental -, o Plenário da Corte do antigo Tribunal, a Sala de Sessões de Câmara Isolada, e o "Salão dos Passos Perdidos", além do próprio Tribunal do Júri, que funcionou até 2009 e foi palco de julgamentos de repercussão, como o caso da "fera da Penha". Os interessados podem se inscrever pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br. Grupos de até 40 pessoas, por sessão, podem também participar da atividade. Os funcionários do TJRJ que vierem ao evento continuam tendo computadas horas de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj).

As visitas mediadas e a exposição fazem parte do "Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro" e são administradas pelo Museu da Justiça, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
 

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br