Antigo Palácio da Justiça recebe a visita de alunos de Teresópolis

Os alunos da Escola Verde tiveram a oportunidade de conhecer também a exposição Após a visita guiada pelo Museu da Justiça, ao Antigo Palácio da Justiça, o juiz Joel Pereira dos Santos, da AMAERJ, simulou um júri popular, explicando o funcionamento do Tribunal de Júri na Justiça fluminense.


O Museu da Justiça do Estado do Rio realizou, nesta quarta-feira, dia 4, visita guiada com um grupo de 38 pessoas, entre alunos e professoras da Escola Verde, do município de Teresópolis, trazido pelo projeto "Juristur - Conhecendo o Judiciário", da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ). Após receberem informações acerca dos aspectos históricos do Antigo Palácio e da Justiça estadual, os jovens estudantes, cursando entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, foram conhecer outros locais do Judiciário fluminense, como o Órgão Especial e os Tribunais do Júri da Capital. Desde 2011 até junho deste ano, o Museu da Justiça recebeu em torno de 3.700 participantes em suas visitas guiadas e exposições.

O passeio guiado pela educadora Teresinha de Souza teve início no 3º andar, onde se encontram o Salão Nobre e dos Espelhos ¿ palco da atual exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", além do Tribunal Pleno e da Biblioteca do Museu. A atividade prosseguiu pelo Salão dos Passos Perdidos, no 2º andar. Ao final, foi realizado pelo juiz Joel Pereira dos Santos, auxiliado pela secretária do Programa Juristur, Francisca Lima, um júri simulado entre os estudantes, atividade que explica o funcionamento do Tribunal do Júri.

Segundo a diretora geral da Escola Verde, a professora Alice Sousa Araújo, a visitação de hoje completa um projeto educativo já desenvolvido pela escola junto aos alunos. "Buscamos sempre, com a vinda deles a espaços históricos, como o Antigo Palácio da Justiça, somar cultura, valores e também formação de caráter. O que eles aprenderam e viram será, depois, discutido em sala de aula, de acordo com a série e disciplina de cada um ", disse.

"Gostei bastante da visita. Eu nunca tinha entrado numa casa da justiça. Foi meu primeiro contato. Gostei também da exposição. Achei muito bonita", falou Ana Carolina Menezes Damásio, 12 anos e aluna do 7º ano.

Opinião semelhante teve Rafael Fellipe de Carvalho, 13 anos, também do 7º ano, que achou tudo "muito legal", em especial, o plenário do antigo Tribunal do Júri, com suas cores e objetos. "Foi a primeira vez que vim aqui. A visita foi muito boa para a minha cultura", comentou.

As visitas mediadas e a exposição integram atividades desenvolvidas pelo DEGEM/ Museu da Justiça, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do TJRJ.
 

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br