21/08/2012 - Antigo Palácio da Justiça é visitado por alunos de direito da Estácio de Sá

Os alunos da Estácio de Sá conheceram o Salão dos Passos Perdidos, que é a antessala do Tribunal do Júri. O grupo em outro momento, no Salão Pleno, localizado no 3º andar.

Cerca de 20 alunos de direito da Universidade Estácio de Sá, Campus Madureira, de diversos períodos, conheceram na manhã desta quarta-feira, dia 19, o Antigo Palácio da Justiça. A visita guiada foi promovida pelo Museu da Justiça do Rio e conduzida pela museóloga Blanca Dian Soares, que de forma educativa e interativa, mostrou ao grupo os diversos aspectos históricos e culturais do prédio e da Justiça fluminense.

"O conhecimento passado hoje foi extremamente importante, tanto em nível pessoal quanto profissional, pois os alunos, além de terem contato com a cultura e a arte, tiveram contato com diversos ramos do direito, dentro de uma perspectiva histórica", disse a professora de direito civil e orientadora de estágio, Mariana Silva dos Santos.

Opinião semelhante teve a aluna do 2º período, Simoni Almeida Silva, que achou excelente o passeio histórico feito pelo museu, pois é um conhecimento fundamental sobre a história do direito estadual e nacional.

Outro visitante elogiou a atividade, considerando-a extremamente enriquecedora para a aquisição de novos conhecimentos. Foi Jorge Gonçalves Pontes, pai da aluna Mariana. "Foi muito inspiradora a visitação, pois tomei contato com o direito de uma forma que não esperava. Deu atévontade de voltar para a faculdade e fazer o curso de direito. Achei também muito bela a forma como a matéria foi apresentada, mostrando os aspetos históricos e artísticos do Palácio da Justiça", afirmou.

Durante a visita guiada os estudantes tiveram também a oportunidade de saber um pouco mais sobre o direito ambiental, por intermédio da exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", aberta ao público, de segunda a sexta, das 11h às 17h, no terceiro andar, no suntuoso Salão dos Espelhos.

As visitas mediadas e a exposição integram atividades gerenciadas pelo Museu da Justiça/DEGEM, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON) do TJRJ.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça. Mais informações no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.