Museu da Justiça convida para mais um passeio histórico educativo ao Antigo Palácio da Justiça

Cartaz - Visitas Mediadas ao Antigo Palácio da Justiça


O Museu da Justiça informa aos interessados em conhecer um pouco da história do Judiciário fluminense, e aspectos peculiares do Antigo Palácio da Justiça, como a sua inauguração, que ocorreu em 1926, e seus belos vitrais, que poderão fazê-lo, nestas terça, dia 18 (às 14h) e quarta, dia 19 (às 11h e às 14h). As visitas guiadas pelo museu, com caráter educativo, recebem, semanalmente, estudantes e universitários de diversas instituições de ensino público e privado. O público poderá também apreciar a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", que ficará em cartaz até dezembro. Os eventos são gratuitos.

As visitas guiadas têm a duração de uma hora e são feitas por educadores do Museu da Justiça, especialistas em História e Museologia, que interagem o tempo todo com os visitantes. O passeio começa pelo "hall" de entrada do Antigo Palácio da Justiça, prosseguindo depois, entre outros, pelos belos Salão Nobre e dos Espelhos, biblioteca do Museu, Plenário da Corte do antigo Tribunal e Tribunal do Júri. É facultado ao visitante conhecer a reserva técnica, localizada no térreo, onde o acervo não exposto - gravuras, quadros e indumentárias típicas do Poder Judiciário - está guardado de forma segura e organizada.

Outra opção de "viajar no tempo e na história" é conhecer a exposição Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário, aberta de segunda a sexta, das 11h às 17h, no Salão dos Espelhos, 3º andar do antigo prédio. A mostra está dividida em quatro núcleos: os fundadores da crítica ambiental no Brasil; a floresta da Tijuca; a destruição da cidade de São João Marcos; e a limpeza e o saneamento urbano. Vídeos e documentários de temática ambiental complementam a visitação, na Sala de Câmara Isolada, também no 3º andar.

As inscrições para as visitas guiadas podem ser feitas pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br. São aceitos grupos de até 40 pessoas, por sessão. Aos funcionários do TJRJ poderão ser computadas horas de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Outras informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / visitas guiadas/exposiçõeseeventos.