04/09/2012 - Alunos da Universo visitam Antigo Palácio da Justiça

Alunos da Universidade Salgado de Oliveira, filial São Gonçalo, conheceram as dependências do Antigo Palácio da Justiça, local onde funciona o Museu da Justiça. A visita guiada foi uma iniciativa do projeto "Juristur - Conhecendo o Judiciário", da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ). O passeio foi conduzido pela educadora Teresinha Sousa, funcionária do Museu.

Os cerca de 20estudantes de Direito disseram ter ficado encantados com a arquitetura do prédio. "Os vitrais, a imponência do Tribunal do Júri, tudo aqui é muito bonito", comentou a aluna do 8º período, Thamyres Motta.
A mesma opinião teve Aldenir Gonçalves, estudante do 10º período. "Visitas como esta são muito importantes para nós. Posso dizer que conhecer o passado do Judiciário vai ajudar muito em nosso futuro profissional", falou o estudante que prometeu contar o que viu aos colegas que não puderam acompanhar o passeio. "Vou tentar contar o que aprendi, mas uma coisa eu garanto: quem perdeu, perdeu", brincou Aldenir.

Para a advogada Maria Alice Espíndola, do Núcleo de Prática Jurídica da Universo, a visita guiada é uma forma diferenciada e aprofundada de aprendizado sobre a história do Judiciário. "Aqui eles têm a oportunidade de conhecer locais históricos, saber um pouco da mitologia que cerca a Justiça e entender a trajetória do Direito desde o passado até os dias de hoje", afirmou.

Após receberem informações acerca dos aspectos históricos do Antigo Palácio e da Justiça estadual, e de visitarem a exposição "ODireito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário",os alunos tiveram outras informações com a explanação do juiz Joel Pereira dos Santos, auxiliado pela secretária do Programa Juristur, Francisca Lima.

As visitas mediadas e a exposição integram atividades apoiadas pelo Museu da Justiça/DEGEM, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do TJRJ.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça. Mais informações no sitewww.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.