Alunos da Suesc conhecem as histórias do Direito e do Antigo Palácio da Justiça do Rio

 

O grupo da Suesc começou a visita guiada pelo hall de entrada do Antigo Palácio da Justiça, tendo ao fundo, o vitral da deusa Têmis.  Admiração e encantamento durante o passei ao plenário do antigo Tribunal do Júri.   

 

Curiosidade e encantamento fizeram parte da visita guiada promovida desta terça-feira, dia 29, pelo Museu da Justiça, quando 11 alunos da Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultural (Suesc), unidade Centro, conheceram o Antigo Palácio da Justiça do Rio. Os estudantes, que fazem parte do núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Instituição percorreram, também, a exposição "Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da justiça - que deverá ficar em cartaz até o inicio do próximo ano.

A visitação durou cerca de uma hora e foi orientada pela educadora do Museu, a pedagoga Teresinha de Sousa, que começou o passeio histórico e cultural pelo "hall" de entrada do antigo prédio. O grupo prosseguiu depois pelo Salão dos Espelhos ¿ onde está localizada uma parte da exposição sobre a mulher, que fala do núcleo das mulheres vítimas de violência doméstica - , seguindo até o plenário do antigo I Tribunal do Júri. A visita continuou pelo suntuoso Salão Nobre, pela Biblioteca, pelo Salão dos Espelhos - onde fica a segunda parte da mostra feminina -, pelo Salão do antigo Tribunal Pleno, pela Sala da Câmara Isolada, pelos espaços deexposições de Ambiente Judiciário (décadas de 1950 a 1970) e de Mobiliário Forense, pela Sala da Câmara Isolada, sendo finalizada nas sacadas do 3º andar que dão para o I Tribunal do Júri.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Suesc, a professora Ana Cristina Alvares Baptista, a visita foi um complemento às aulas de Prática Jurídica, para que os alunos conheçam um pouco sobre a história do Direito, em um local "tão especial e maravilhoso". Ela disse também que os estudantes desenvolvem depois, em sala de aula, um relatório da atividade extraclasse.

"È a primeira vez que venho a esse prédio histórico, e estou impressionada com tudo visto e falado. Estudo e trabalho aqui perto, mas foi a minha primeira vez que tive a oportunidade de conhecer o lugar. Muito bom. Recomendo a todos", falou a estudante Nádia Câmara.

As inscrições para as visitas guiadas pelo Museu da Justiça podem ser feitas pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail exposicoes@tjrj.jus.br. Elas acontecem todas às terças (às 14h) e quartas-feiras (às 11h e às 14h). São aceitos, por sessão, grupos de até 40 pessoas.

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Está localizado na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Mais informações, clique aqui.