Os Concursos de Monografias do Museu da Justiça

O Museu da Justiça completou, em agosto deste ano, 25 anos de atividades em prol do resgate, da preservação e da divulgação da história do Judiciário fluminense. E, desde a sua criação, vem realizando cursos, seminários, exposições, pesquisas, concursos de monografias, entrevistas com personalidades do mundo jurídico, publicações e visitas mediadas por educadores ao Antigo Palácio da Justiça, além de ter modernizado, recentemente, o tratamento do seu acervo documental e museológico.

Pensando nisso, a instituição tem apresentado ao público, no decorrer de 2013, alguns momentos marcantes dessa trajetória histórica, por meio de uma série de artigos mensais. E, para tal, criou, na sua página, um espaço próprio, já tendo publicado dois textos: um sobre a "Primeira Exposição" realizada pelo Museu, e outro que trata dos "Cursos sobre a História do Direito".

O terceiro texto dessa série fala agora sobre "Os Concursos de Monografias", em especial, o de 2003, quando o Museu da Justiça instituiu o seu primeiro concurso de monografia, intitulado "Rui Barbosa e a Doutrina Brasileira do Habeas Corpus".

Para obter mais detalhes, sobre o novo conteúdo e os anteriores, veja aqui.