Museu da Justiça: Exposição e visitas mediadas para adultos e crianças

As visitas mediadas pelo Museu da Justiça ocorrem todas as terças e quartas feiras, no Antigo Palácio da Justiça. A exposição sobre Direito Ambiental já recebeu cerca de 2.800 visitantes.

O Museu da Justiça convida para mais um passeio mediado ao Antigo Palácio da Justiça, que conta as histórias do Judiciário fluminense e do prédio eclético clássico, datado de 1926. Os interessados podem fazer o agendamento da visitação que ocorre nestas terça, dia 09 (às 14h) e quarta, dia 10 (às 11h e às 14h), de maneira gratuita, através dos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail exposicoes@tjrj.jus.br

Além das tradicionais visitas mediadas, o Museu da Justiça realiza também oficias pedagógicas para turmas de alunos de 1º e 2º segmentos do ensino fundamental. Nelas, as crianças, de sete a 11 anos, percorrem os espaços históricos, participando, de forma educativa e divertida, de brincadeiras dirigidas com jogos interativos (caça-palavras, jogo da memória e outros), que mostram a esse público infantil um pouco do Direito, da mitologia grega relacionada à Justiça e do próprio Poder Judiciário.

Exposição

Outra atividade em cartaz no Museu é a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", que pode ser vista durante a visita guiada e também de forma individual. A mostra, que já recebeu cerca de 2.800 pessoas, desde a sua inauguração, em junho de 2012, está aberta ao público de segunda a sexta, das 11h às 17h, na Rua Dom Manuel, 29 ¿ 3º andar (Salão dos Espelhos) - Centro. Por meio de textos, imagens e peças do acervo documental da Instituição, o visitante tem a oportunidade de conhecer fatos ocorridos no Brasil, desde o final do século XVIII, que falam sobre o tema. Um deles é a destruição da cidade de São João Marcos para a construção da represa de Ribeirão das Lajes.

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Outras informações, clique aqui.