Durante a visita o público conhece o vitrail Archote (ao fundo), que simboliza a purificação pela iluminação. Na exposição, encontra-se a história do arrasamento da cidade de São João Marcos.

O Museu da Justiça informa que nesta semana serão realizadas as últimas visitas guiadas da temporada 2012, antes do recesso forense. O tradicional passeio histórico, promovido por educadores da instituição, acontece as terças (às 14h) e a quartas (às 11h e às 14h). Na ocasião, os interessados podem conhecer, de forma lúdica e interativa, aspectos históricos e arquitetônicos do Antigo Palácio da Justiça. O público terá a oportunidade de fazer ainda uma viagem ao passado, por intermédio da exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário". De janeiro a novembro deste ano, 4.265 pessoas conhecerem o antigo prédio, por meio das duas atividades, assim distribuídas: 2.178 (visitas guiadas) e 2.087 (exposição).

As visitas guiadas duram cerca de uma hora e nelas as pessoas têm acesso a parte da rica história da Justiça fluminense e do prédio que foi construído em 1926. O passeio tem início no "hall" de entrada, percorrendo, em seguida, outros espaços como o Salão Nobre; o Salão dos Espelhos, a biblioteca do Museu; o Plenário da Corte do antigo Tribunal; a Sala de Sessões de Câmara Isolada; o "Salão dos Passos Perdidos" e o Tribunal do Júri.

Já a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", que será encerrada em breve, possui ampla abordagem sobre as questões ambientais do estado, podendo ser vista de forma individual. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 17h, no Salão dos Espelhos - 3º andar. Todos os eventos são gratuitos.

As inscrições para as visitas guiadas pelo Museu da Justiça podem ser feitas pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br. São aceitos grupos de até 40 pessoas, por sessão. Aos funcionários do TJRJ poderão ser computadas horas de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Mais informações, pelo site www.tjrj.jus.br, link Institucional/MuseudaJustica/visitas guiadas/exposiçoeseeventos.