Museu da Justiça do Rio: Visitas guiadas ao Antigo Palácio da Justiça

 

O Museu da Justiça do Rio promove, nesta semana, suas tradicionais visitas guiadas ao Antigo Palácio da Justiça. Com a duração de 60 minutos, as atividades mediadas por educadores da instituição acontecem todas as terças (às 14h) e quartas-feiras (às 11h e às 14h). Podem também ser agendados grupos, com no máximo 40 pessoas por sessão. Mais informações, pelos telefones (021) 3133- 3532/3497 ou pelo e-mail exposicoes@tjrj.jus.br.

Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário fluminense e do antigo Palácio, bem como apreciar a bela arquitetura do prédio, com seus vitrais, esculturas e pinturas que remetem à Justiça. Dentre os locais visitados, merecem destaque: o Salão Histórico do I Tribunal do Júri; a Câmara Isolada; o antigo Tribunal Pleno;  o Salão dos Bustos (também conhecido como Salão dos Passos Perdidos);o Salão dos Espelhos e o Salão Nobre.

tour cultural inclui, ainda, uma visita ao espaço da recém-inaugurada Oficina Jurídico-Pedagógica, destinada a crianças de 7 a 12 anos; à Biblioteca de Obras Raras, que conta com 2.706 títulos; às salas de exposição de ambiente judiciário, das décadas de 1950 a 1970, e de mobiliário forense, localizadas no 3º andar do antigo prédio.

Todos os eventos são gratuitos.

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) e fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro, no Antigo Palácio da Justiça. O horário de funcionamento é das 11h às 18h.