Novo grupo de universitários norte-americanos visita o Poder Judiciário fluminense e o Antigo Palácio da Justiça

O novo grupo norte-americano junto com a equipe do Juristur e do Museu da Justiça, no hall de entrada do Antigo Palácio da Justiça. No Salão Nobre, os universitários conheceram um pouco mais sobre a memória da Justiça estadual, por meio de medalhas, documentos e fotografias.

Menos de uma semana após a visita de dois universitários norte-americanos, o Antigo Palácio da Justiça do Rio recebeu um novo grupo de 16 estudantes do curso de Direito da Northwestern University School of Law (Universidade do Noroeste - Escola de Direito), de Chicago - EUA. Os visitantes vieram por meio do Projeto Juristur/Conhecendo o Judiciário, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). 

O encontro teve inicio na sede da Amaerj, onde o coordenador do projeto, juiz Joel Pereira dos Santos, apresentou aos estudantes informações sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça brasileira e fluminense. Foram também mencionados outros assuntos, como a violência doméstica contra a mulher e a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no País. 

Após esse primeiro momento com o juiz Joel, os universitários conheceram as dependências do Antigo Palácio da Justiça, por meio de um passeio guiado pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça. Na ocasião, ela mostrou aos visitantes aspectos históricos e arquitetônicos do antigo prédio, em estilo neoclássico. A visita ao TJ do Rio foi finalizada, com a orientação da secretária do projeto Juristur, Francisca Lima, no Tribunal Pleno e no Órgão Especial. 

Segundo Aram Hassien, 25 anos, que representou o grupo, a experiência foi bastante rica, pois é muito gratificante chegar ao Brasil e ver a disposição das pessoas em ajudar e ensinar sobre a cultura do País, em especial, no caso, sobre o sistema legal.

Os universitários norte-americanos também vieram por intermédio do programa International Team Projects ¿ ITP (Projeto Internacional de Grupos), oferecido aos alunos dos 2º e 3º anos de Direito. Em 18 de março último, estiveram em visita ao Judiciário do Rio, os alunos Mario Caccista e Megan Kiernan.

Mais informações sobre as visitas guiadas pelo Museu da Justiça do Rio, ao Antigo Palácio da Justiça, podem ser obtidas nos telefones (021) 3133-3532/3497 ou, ainda, pelo e-mail: seexp@tjrj.jus.br.