Museu da Justiça convida para mais um passeio guiado ao Antigo Palácio da Justiça do Rio

O Salão dos Passos Perdidos  - antessala do 1º Tribunal do Júri - é um dos locais percorridos na visita do Museu da Justiça. Joaquim Nabuco e José Bonifácio foram uns dos fundadores da crítica ambiental no Brasil.

O Museu da Justiça do Rio avisa que, nestas terça e quarta, dias 21 e 22, realizará o seu tradicional passeio histórico e cultural ao Antigo Palácio da Justiça, mediado por educadores da instituição. Na ocasião, serão mostradas ao público a beleza arquitetônica e aspectos históricos do antigo prédio, datado de 1926 e que possui belos vitrais e suntuosos painéis, como o "Apoteose à Justiça", do pintor André Vento. O visitante conhecerá também a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário".

Com duração de 60 minutos, as visitas guiadas ocorrem em dois horários: às 14h (nas terças) e às 11h e 14h (nas quartas). Já a mostra, localizada no 3º andar do antigo prédio, está aberta ao público, de segunda a sexta, das 11h às 17h e pode ser vista também de forma individual. Ambos os eventos são gratuitos.

A visitação começa pelo "hall" de entrada e percorre vários ambientes: o Salão Nobre; o majestoso Salão dos Espelhos - onde se encontra a exposição sobre Direito Ambiental; o Plenário da Corte do antigo Tribunal; a Sala de Sessões de Câmara Isolada; o "Salão dos Passos Perdidos" e o Tribunal do Júri, que funcionou até 2009. Existe ainda a opção das pessoas conhecerem a sala da reserva técnica da instituição, onde está guardada uma parte do seu acervo.

Quem estiver interessado no passeio cultural e histórico deve, portanto, inscrever-se pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br. Grupos de até 40 pessoas, por sessão, podem participar do evento.

As visitas mediadas e a exposição sobre o Direito Ambiental são administradas pelo Museu da Justiça/DEGEM, órgão integrante da Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Mais informações, clique aqui.