Alunos da Veiga de Almeida conhecem a estrutura do Judiciário e o Antigo Palácio da Justiça

Os universitários conheceram também o Salão Nobre, onde estão medalhas, fotos e documentos de ex-presidentes do Judiciário estadual. O grupo de alunos da Veiga de Almeida, no hall de entrada do Antigo Palácio da Justiça, antes da visita guiada pelo Museu da Justiça.

O programa "Juristur/Conhecendo o Judiciário", da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), recebeu, nesta semana, a visita de 42 alunos do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Campus Tijuca, Zona Norte do Rio. Na ocasião, os estudantes, de 1º a 3º períodos, conheceram a estrutura da Justiça fluminense e tiraram dúvidas a respeito do funcionamento do Tribunal de Justiça do Rio.

Eles tiveram a oportunidade de fazer, também, uma visita guiada e mediada pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça, ao Antigo Palácio da Justiça do Rio, percorrendo vários ambientes históricos, entre eles o plenário do antigo primeiro Tribunal do Júri, local de vários julgamentos de repercussão na mídia. O grupo de estudantes teve acesso, ainda, à exposição sobre Direito Ambiental ¿ que fala das fontes históricas desse novo ramo do Direito ¿, que fica no Salão dos Espelhos, no 3º andar.

A visitação dos alunos prosseguiu, depois, pelas instalações do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, sempre orientada pela secretária do "Juristur", Francisca Lima, que explicou como é o dia-dia do TJRJ. Os universitários conheceram, também, uma Câmara Criminal e uma Cível, finalizando o passeio na exposição "Crime e Castigo", localizada na Biblioteca do Tribunal.

Mais informações sobre o programa "Juristur" podem ser obtidas pelos telefones (021) 3133-2315 ou 3861-1113 ou, ainda, pelo e-mail juristur@amaerj.org.br

Já os interessados nas visitas guiadas promovidas pelo Museu da Justiça podem fazer o agendamento pelos telefones (021) 3133- 3532/3497 ou pelo e-mail: seexp@tjrj.jus.br.