Funcionários do extinto Banerj visitam o Antigo Palácio da Justiça do Rio

Foi a primeira vez que o grupo do extinto Banerj visitou o Antigo Palácio da Justiça. O Tribunal do Júri, onde ocorreram julgamentos de repercussão, foi um dos locais que mais impressionou os visitantes.

O Museu da Justiça promoveu na tarde da última quarta-feira, dia 8, a visita guiada para um grupo de 10 funcionários do antigo Banerj, que vieram conhecer de perto o Antigo Palácio da Justiça do Rio e aspectos históricos do Poder Judiciário fluminense. Eles estiveram também na exposição "O Direito Ambiental nas fontes  históricasdo Poder Judiciário".

A visitação durou cerca de uma hora e foi orientada pela educadora da instituição, a museóloga Blanca Dian Brum Soares, que começou o passeio histórico e cultural pelo "hall" de entrada do antigo prédio. O grupo, que veio por meio da Associação dos Antigos Funcionários do Sistema Integrado Banerj (AAFBanerj), prosseguiu depois pelo Salão dos Passos Perdidos e plenário do extinto Tribunal do Júri, que deixou de funcionar em 2009. Lá, os visitantes se encontraram com alunos que vieram pelo Projeto Juristur, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), onde assistiram a um júri simulado. Em seguida, foram para os Salões dos Espelhos ¿ onde está a mostra sobre Direito Ambiental -  e Nobre, ambos no 3º andar, onde foi finalizado o passeio.

Para Elizabeth Ferrão, a visita guiada pelo Museu da Justiça foi muito interessante. "Achei o espaço lindo, com seus vitrais e painéis. É a primeira vez que venho aqui. Só tinha visto algo assim em novelas. E as histórias contadas pela guia Blanca nos remeteram ao passado".

Pensamento semelhante teve Rui Magalhães. "Uma verdadeira volta ao passado onde imaginamos como as coisas aconteciam e por que algumas acontecem ainda hoje, com informações precisas. Muito bom, mesmo!". Ele disse ainda que é a segunda vez que vem ao antigo Palácio da Justiça e que foi indicado por um amigo advogado, pegando depois mais informações no site do Tribunal.   

O Museu da Justiça/DEGEM é uma unidade integrante da Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON) do TJRJ.

O endereço é: Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.    

Mais informações sobre as suas atividades, clique aqui.