Ministro Ricardo Lewandowski destaca investimentos feitos no TJRJ

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, no Tribunal do Júri: magistrado ficou admirado com arquitetura do local. O ministro Ricardo Lewandowski conheceu o acervo do Museu da Justiça.

Em visita ao Fórum Central e ao Antigo Palácio da Justiça nesta sexta-feira, dia 14, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, avaliou de forma positiva os investimentos feitos no Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Para o magistrado, é a sociedade quem ganha quando se investe no Poder Judiciário.

"Eu já percorri tribunais do mundo inteiro. Por tudo que observei hoje nos corredores, gabinetes, salas e atendimento, posso assegurar que a estrutura que o tribunal do Rio oferece ao cidadão é uma das melhores. Investir na Justiça é fundamental porque ratifica a certeza de que as pessoas que a procuram podem ser bem atendidas", afirmou o ministro, que teceu elogios ao trabalho desempenhado pela atual Administração. "A presidente Leila Mariano conhece bem o tribunal. Foi servidora de carreira, juíza, presidente da Escola de Magistratura. Com esse currículo, e por tudo que me apresentou hoje, estou certo de que está fazendo um ótimo trabalho", disse o magistrado.

Depois de percorrer parte das dependências do TJRJ, o último ponto da visita do ministro Ricardo Lewandowski foi um passeio pelo Antigo Palácio da Justiça. A visita do magistrado do STF foi guiada por uma museóloga do Museu da Justiça. O ministro Ricardo Lewandowski percorreu vários ambientes, como o hall de entrada, o Tribunal do Júri e o Tribunal Pleno ¿ local onde eram realizadas as sessões plenárias das Cortes de Apelação do antigo Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara e do Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro.

O ministro também conferiu a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", no Salão dos Espelhos. Depois de conhecer todos os ambientes, o magistrado não escondeu a admiração pela suntuosidade do local. "Estou realmente impressionado com tanta beleza. São ambientes muito bonitos, dotados de bela arquitetura. Este é um local que guarda e resgata boa parte da história do Judiciário brasileiro", afirmou.