Centro da Memória Judiciária de Niterói convida para visitas mediadas e exposições ao antigo Palácio da Justiça local

O Centro da Memória Judiciária de Niteroi fica dentro do antigo Palácio da Justiça, na Praça da Republica, s/nº - Centro. A exposição 'Dom João VI e a Justiça em Niterói' mostra o primeiro juiz de Direito da comarca de Niterói.

Conhecer a história do Poder Judiciário fluminense, saber a importância da construção do Palácio da Justiça - erguido na cidade de Niterói para abrigar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro. Entender como ocorreu a extinção desse Tribunal, em março de 1975, em virtude da fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara para formar uma nova unidade federativa. Descobrir que a Praça da República, antes denominada Praça D. Pedro II, possui em seu entorno um conjunto de prédios públicos históricos de grande relevância para a cidade fluminense.

Esse é o roteiro da visita guiada ao antigo Palácio da Justiça de Niterói feita por educadores e historiadores do Centro da Memória Judiciária daquela cidade. Os passeios poderão ser agendados, com entrada franca, para pessoas de todas as idades. No encontro orientado por profissionais especializados, com duração de cerca de 60 minutos, os visitantes tem a oportunidade de conhecer ambientes como o Plenário da Corte do Antigo Tribunal da Relação e o Tribunal do Júri.

Outro espaço a ser visitado é o Salão de Exposições, onde se encontram as mostras "Projeto Memória do Poder Judiciário" - que retrata a Justiça nacional e estadual de outras épocas -, "Dom João VI e a Justiça em Niterói" e "A Justiça e sua Simbologia". Os interessados em participar da visitação em Niterói podem se inscrever pelos telefones (021) 3002-4284/4285 ou pelo e-mail museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. Grupos de até 30 pessoas, por sessão, podem participar do evento. Podem ser agendadas também oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental. O Centro da Memória Judiciária de Niterói ¿ antes denominado Palácio da Justiça do Estado do Rio de Janeiro ¿ fica na Praça da República, s/nº, Centro - Niterói.

As visitas mediadas e as exposições desenvolvidas pelo Centro da Memória Judiciária de Niterói são atividades administradas pelo Museu da Justiça/DEGEM, órgão vinculado à Diretoria Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) do TJRJ. O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, no Rio de Janeiro, dentro do Antigo Palácio da Justiça e também realiza visitas as terças (às 14h) e as quartas (às 11h e às 14h), com agendamento prévio.

Mais informações, clique aqui.