Museu da Justiça: visitas guiadas nestas terça e quarta ao Antigo Palácio da Justiça

A visita guiada pelo museu começa no 'hall' de entrada do Antigo Palácio da Justiça, tendo ao fundo, o vitrail da deusa Têmis. Dentro da galeria de presidentes, destaque para o Tribunal de Apelação.

O Museu da Justiça do Rio avisa que nestas terça (dia 22, às 14h) e quarta-feira (dia 23, às 11h e às 14h) prosseguem as suas tradicionais visitas guiadas ao Antigo Palácio da Justiça, quando os interessados têm a oportunidade de conhecer a antiga construção datada de 1926 e aspectos históricos da Justiça de nosso estado. Os visitantes têm contato também com a exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", que ficará em cartaz até fevereiro, e pode ser vista de forma individual, de segunda a sexta, das 11h às 18h. A entrada é gratuita para ambos os eventos.

O passeio guiado, que é feito por educadores especializados em museologia e história, dura cerca de 60 minutos e começa no hall do antigo prédio, percorrendo vários outros ambientes, entre eles o Tribunal do Júri e o Tribunal Pleno ¿ local onde eram feitas as sessões plenárias de três Cortes de Justiça: a de Apelação do antigo Distrito Federal, a do Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara e a do Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro.

Grupos podem também ser agendados. O número máximo é de 40 pessoas por sessão.

Mais informações pelos telefones 3133-3532/3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Centro da Memória Judiciária de Niterói

Já quem mora ou for visitar Niterói ou adjacências, pode conhecer um pouco da Justiça fluminense local, visitando o Centro da Memória Judiciária de Niterói, onde também estão acontecendo as exposições "Projeto Memória do Poder Judiciário", "Dom João VI e a Justiça em Niterói" e "A Justiça e sua Simbologia". Destaque para a galeria de presidentes - composta de 53 retratos de desembargadores que presidiram o TJ do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Outras informações pelos telefones 3002-4285/4286 ou pelo e-mail museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. A instituição é administrada pelo Museu da Justiça e fica na Pça. da República, s/nº - Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 18h, com entrada grátis.

O Museu da Justiça do Rio e o Centro da Memória Judiciária de Niterói fazem parte da Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.